Durante uma entrevista com o site Eurogamer, o diretor executivo e chefe de desenvolvimento da Game Freak, Junichi Masuda, comentou sobre planos para o futuro da franquia Pokémon.

Ao ser perguntado se o estúdio teria planos de criar um game com uma estética de mundo aberto, seja como The Legend of Zelda: Breath of the Wild ou Super Mario Odyssey, Masuda não desconsiderou a ideia no futuro.

“Sabe, em geral, eu sempre quero enfrentar novos desafios e fazer coisas novas com Pokémon”, disse. “É um negócio diferente se os jogadores vão realmente gostar deste tipo de estilo de jogo, mas tipo, coisas como criar uma inteligência artificial para que você saiba que Pokémon vão aparecer no mundo real, ou diferentes formas de apreciar o game, eu sempre estou meio que pensando em como abordar a série Pokémon de um aspecto diferente então, neste sentido, ainda está a ser considerado.”

É importante lembrar que Pokémon ganhará um novo RPG principal em 2019, embora o diretor só tenha dito que mais informações serão divulgadas “Em algum momento… do ano que vem.”

O próximo game da série, Pokémon Let’s Go Pikachu/Let’s Go Eevee, sai em 16 de novembro para Nintendo Switch.