Red Dead Redemption, lançado quase 10 anos atrás, em 18 de maio de 2010, é um dos jogos mais aclamados da produtora. A saga de John Marston, um fora-da-lei redimido que se vê arrastado de volta ao mundo do crime e da violência, discute não só a relação do homem com o meio, mas a dificuldade do ex-bandoleiro a aceitar que o mundo em que viveu, o Oeste Selvagem, está chegando ao fim.

Como todos os jogos da Rockstar, Red Dead Redemption bebe em fontes cinematográficas, no caso, o subgênero do Western formado pelos filmes do "fim do Oeste". São longas que reveem o mito do Velho Oeste e questionam o papel heróico dos mocinhos e bandidos, removendo o glamour de Hollywood e escancarando a ambiguidade moral dos personagens. Mesmo obras que não são revisionistas, como os filmes de John Wayne nos anos 1960, adotam o tom melancólico da mudança dos tempos, aproveitando o próprio envelhecimento dos seus heróis para reforçar a proximidade do fim.

São nesses filmes que o fora-da-lei ganha status de herói rebelde, ao não se enquadrar na sociedade civilizada, como Marston em Red Dead Redemption. Os mocinhos e os bandidos veem mais semelhanças uns com os outros do que com a sociedade que os rejeita. São personagens trágicos, que nunca serão totalmente aceitos, e que encontram a redenção ao desistir e jogar por suas próprias regras, mesmo que para cair atirando.

Conheça a seguir os principais Westerns que inspiraram Red Dead Redemption:

Butch Cassidy

butch-cassidy

George Roy Hill | 1969

Butch Cassidy, do diretor George Roy Hill, se passa em 1899, no Wyoming. Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford) são os líderes de um bando de foras-da-lei. Depois que um assalto a trem dá errado, eles se encontram em uma fuga desesperada, com um pelotão em sua cola.

A dupla decide fugir para a Bolívia para escapar da justiça. Na América do Sul, eles se tornam ladrões de banco bem suscedidos, até que o exército boliviano cerca o grupo para o confronto final.

Butch Cassidy/Reprodução

Meu Ódio Será Sua Herança

meu-odio-sera-sua-heranca

Sam Peckinpah | 1969

Butch Cassidy e Sundance Kid foram foras-da-lei reais, que fizeram parte da gangue conhecida como The Wild Bunch ("O Bando Selvagem"), que é representada no cinema no clássico Meu Ódio Será Sua Herança, do diretor Sam Peckinpah.

No longa, os bandidos, aqui liderados pelos personagens de William Holden e Ernest Borgnine, estão mais velhos e decididos a realizar um último grande assalto antes do fim, não só deles, mas do Oeste americano tradicional. A trama se passa em 1913 e os foras-da-lei são anti-heróis que desafiam a civilização, sem romantismo heróico, mas com violência crua e sem disfarçar a falta de moralidade dos personagens. O bando é perseguido por um antigo parceiro, interpretado por Robert Ryan, que abandonou a vida do crime para trabalhar como caçador de recompensas.

A trama é inspiração direta para Red Dead Redemption, que coloca Marston no papel do bandido aposentado que se vê perseguindo os antigos colegas de gangue.

Meu Ódio Será Sua Herança/Reprodução

Pistoleiro do Entardecer

pistoleiro-do-entardecer

Sam Peckinpah | 1962

Outro filme de Peckinpah ambientado no fim do Oeste, Pistoleiro do Entardecer traz um dos símbolos da era moderna, o automóvel. Assim como em Red Dead Redemption, a chegada dos carros sinaliza que a era dos cowboys cavalgando livres pelas pradarias chegava ao fim.

No longa, Steve Judd (Joel McCrea) é um ex-soldado da União contratado por uma comunidade para transportar o ouro da sua mina através de um território perigoso. O que ele não sabe é que seu parceiro e velho amigo está tramando contra ele.

Em uma cena emblemática, McCrea quase é atropelado por um carro ao caminhar pela rua. Um policial aparece e alerta: "Você está no caminho!". Dificil não ver o duplo significado do aviso.

Pistoleiro do Entardecer/Reprodução

A Morte Não Manda Recado

a-morte-nao-manda-recado

Sam Peckinpah | 1970

Peckinpah foi, sem dúvida, um dos cineastas que mais explorou o fim do Oeste.

Em A Morte Não Manda Recado, um filme mais leve do que Meu Ódio Será Sua Herança, ele conta a história de Cable Hogue (Jason Robards), um andarilho que descobre por acidente uma fonte de água, e cria um lucrativo ponto de parada entre duas cidades no deserto norte-americano, apenas para perder tudo com a chegada do automóvel.

O filme traz também cenas clássicas de luta pela sobrevivência, característica essencial do Faroeste, em que seus protagonistas enfrentam animais selvagens e interpéries. Esses elementos destacam Red Dead Redemption dos jogos anteriores da Rockstar - e se tornariam ainda mais presentes na continuação, Red Dead Redemption 2.

A Morte Não Manda Recado/Reprodução

Era Uma Vez no Oeste

era-uma-vez-no-oeste

Sergio Leone | 1968

O cineasta italiano Sergio Leone também explorou o fim do Oeste em dois filmes, produzidos após a trilogia do Dólar com Clint Eastwood. O primeiro deles é Era Uma Vez no Oeste, talvez a obra-prima do diretor.

No filme, Charles Bronson é um misterioso e habilidoso pistoleiro, que decide proteger uma viúva do trio de assassinos implacáveis contratados pela ferrovia. Além de mostrar uma inversão rara de papéis, com Henry Fonda interpretando o vilão, o filme traz como pano de fundo o progresso da civilização. Cientes de que o mundo ao seu redor está mudando e logo, sua era será esquecida, os personagens decidem que é hora de um derradeiro acerto de contas.

Você pode assistir Era Uma Vez no Oeste no Telecine Play.

Era uma Vez no Oeste/Reprodução

Quando Explode a Vingança

quando-explode-a-vinganca

Sergio Leone | 1971

O último western de Leone, Quando Explode a Vingança, é inspiração para as desventuras de John Marston no México.

O longa se passa no meio da Revolução Mexicana. No filme, o fora-da-lei Juan Miranda (Rod Steiger) e o dissidente irlândes especialista em explosivos John H. Mallory (James Coburn) se rebelam contra o governo e se tornam heróis revolucionários.

O filme reflete o clima de desobediência civil do fim dos anos 60 e começo dos 70. Junto com Era Uma Vez no Oeste e Era Uma Vez na América, é considerado parte da segunda trilogia de Leone, ainda que os três filmes não tenham personagens em comum.

Você pode assistir Quando Explode a Vingança no Telecine Play.

Quando Explode a Vingança/Reprodução

Onde os Homens São Homens

onde-os-homens-sao-homens

Robert Altman | 1971

O longa de Robert Altman, Onde os Homens São Homens, de 1971, é um ótimo exemplo da dualidade vista em Red Dead Redemption: no filme, assim como no jogo, o Oeste é uma terra de liberdade e oportunidade, até a hora em que não é mais.

No filme, Warren Beatty interpreta John McCabe, um apostador que se une a Constance Miller (Julie Christie), uma prostituta, para abrir um bordel em uma cidadezinha mineradora. Tudo vai bem até a chegada de uma grande corporação, que usa dinheiro e violência para tomar a cidade.

Além do tema recorrente, boa parte do filme se passa no inverno, com paisagens cobertas de neve, inspiração visual para as áreas mais ao norte do mapa de Red Dead Redemption.

Onde os Homens São Homens/Reprodução

O Homem que Matou o Facínora

o-homem-que-matou-o-facinora

John Ford | 1962

Com a queda da popularidade dos Westerns e o envelhecimento dos astros do gênero, Hollywood abordou o final da era mesmo em filmes não-revisionistas. John Wayne, ícone dos cowboys, atuou em filmes que refletem sobre a época no final de sua carreira. Um deles é O Homem que Matou o Facínora, do diretor John Ford.

No longa, James Stewart é Randson Stoddard, um senador de volta à sua pequena cidade natal para um funeral. Na juventude, ele era um advogado que acreditava na lei e na ordem, por isso se recusava a empunhar um revólver. Ele era amigo de Tom Doniphon, personagen de Wayne, um pistoleiro que via nas armas a única forma de fazer justiça.

A trama, contada em flashback, acompanha a vida dos dois personagens e as tensões causadas pelas diferentes visões de mundo e por ambos compartilharem o mesmo interesse romântico. Tudo muda com a chegada do fora-da-lei Liberty Valence (Lee Marvin) à cidade, culminando num duelo cercado de acontecimentos misteriosos.

O Homem que Matou o Facínora/Reprodução

O Último Pistoleiro

o-ultimo-pistoleiro

Don Siegel | 1976

Quatorze anos depois de O Homem que Matou o Facínora, John Wayne retornou ao gênero em O Último Pistoleiro, do diretor Don Siegel.

Com problemas de saúde visíveis, o ator interpreta J.B. Brooks, um pistoleiro que, acometido por um câncer, viaja para Nevada para morrer. Ele se torna um ídolo para o adolescente Gillom Rogers (Ron Howard), que tem uma visão romantica do Velho Oeste, apesar dos alertas do veterano sobre os riscos de seguir seu estilo de vida.

A relação entre os personagens é uma das inspirações para o complicado relacionamento entre John Marston e seu filho adolescente, Jack.

Você pode assistir O Último Pistoleiro no Amazon Prime Video.

O Último Pistoleiro/Reprodução
  • Publicadora

    Rockstar Games

  • Desenvolvedora

    Rockstar San Diego

  • Censura

    18 anos

  • Gênero

    None