Era de se imaginar que a desenvolvedora Naughty Dog logo anunciaria The Last of Us Part II após o estrondoso sucesso de The Last of Us, lançado em 14 de junho de 2013 inicialmente para PlayStation 3 - que posteriormente chegou ao PlayStation 4 através da edição Remastered, que inclui sua primeira e única DLC de história, Left Behind.

Com o anúncio e as expectativas subindo cada vez mais a cada novo trailer com cutscenes inéditas e novidades na jogabilidade; reunimos todas as informações reveladas pela Naughty Dog até o momento, em um único lugar. Abaixo, portanto, você confere tudo que foi anunciado e mostrado pela desenvolvedora. Só vem:

Novidades no gameplay

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

O modo de escuta está de volta e, adicionalmente, os jogadores precisarão lidar com ferimentos, tirando objetos pontiagudos e limpando ferimentos para conseguir prosseguir.

Será possível saltar entre pequenos vãos ou para alcançar pontos mais altos ou ainda sobre inimigos para pegá-los desprevenidos.

A esquiva também está listada dentre os novos movimentos de Ellie, bem como o bloqueio de alguns ataques e também rastejar para aumentar a furtividade e fugir do campo de visão dos inimigos.

PlayStation/Reprodução

Diferentes habilidades

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

Ellie poderá evoluir três diferentes árvores de habilidades:

  • Sobrevivência (aumentando a barra de vida, o alcance do modo de escuta e distância de arremesso);
  • Fabricação (criando e melhorando as armas com facilidade e adicionando fumaça às bombas de atordoamento);
  • Furtividade (estendendo a velocidade de rastejo, acelerando os abates silenciosos e liberando silenciadores para pistolas).
PlayStation/Reprodução

Combate

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

Para o combate, além do já conhecido arco e flecha, das facas para combate a curta distância e de demais armas de fogo; também será possível usar silenciadores caseiros, que abafarão pelo menos três tiros da pistola.

PlayStation/Reprodução

Inimigos

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

Os cachorros farejadores estarão sempre a postos para encontrar Ellie em meio às matas. Pode-se matar ou apenas fugir dos cães.

Também estarão presentes os Trôpegos, um novo tipo de infectado, que são amontoados de pústulas ambulantes. Apesar de parecerem lentos, eles se movem com agilidade e ainda provocam uma grande explosão ao serem derrotados.

Os Seraphites também devem ser novos inimigos. O grupo religioso extremista apareceu pela primeira vez em uma trailer divulgado durante a Paris Games Week de 2017, em meio à tortura e execução de duas mulheres.

De acordo com a Naughty Dog, os inimigos estão mais inteligentes e usam mais estratégias. Além disso, todos eles, incluindo os cachorros, têm um nome. A tática foi usada para que o jogador se sinta mal ao eliminar esses inimigos.

PlayStation/Reprodução

Personagens jogáveis

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

Até o momento, a Naughty Dog confirmou que apenas Ellie será jogável em The Last of Us Part II; o que faz bastante sentido já que a trama parece ser mais centrada nela desta vez. Ainda não se sabe se o jogador poderá controlar algum outro personagem ou até mesmo se Joel será jogável novamente.

PlayStation/Reprodução

Personagens secundários

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II
  • Joel, deuteragonista da trama, está de volta e está disposto a ajudar Ellie em sua jornada por vingança.
  • Dina, a mulher com quem Ellie se envolve romanticamente, é também ex-namorada de Jesse.
  • Jesse, por sua vez parece liderar um grupo de patrulha em dos vídeos mais recentes e é amigo de Ellie.
  • Tommy, irmão de Joel, está de volta. Ele tenta convencer Ellie a não se engajar em sua jornada por vingança.
  • Yara apareceu apenas uma vez até o momento e parece ter feito parte dos Seraphites junto do irmão, Lev.
  • Lev é o irmão mais novo de Yara. Os dois abandonaram o grupo religioso Seraphites, mas ainda não se sabe porquê.
  • Emily é uma integrante dos Seraphites, um grupo religioso que quer erradicar todo o pecado do mundo, após o surto viral. É morta por Yara, após ter torturado esta última e uma outra mulher (cujo nome ainda não foi revelado).
PlayStation/Reprodução

Localidades

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

A princípio, sabe-se que duas localidades vão compor a aventura:

  • o condado de Jackson em Wyoming (onde Ellie e alguns sobreviventes patrulham os arredores mesmo em meio a neve, conforme mostrado em um dos vídeos mais recentes);
  • o bairro de Hillcrest, em Seattle, Washington (recheado de edifícios e estradas destruídas e recobertas por grama, árvores e plantas, onde a protagonista vai realizar uma verdadeira chachina).
PlayStation/Reprodução

História

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

O game se passa 5 anos após os acontecimentos do The Last of Us. Ellie agora vive em Jackson County, lugar onde Tommy e a esposa Maria, vivem há muitos anos.

A garota, agora com 19 anos, é amiga de Jesse e se envolve romanticamente com Dina.

Durante uma patrulha nos arredores do condado, algo dá muito errado e, após uma tragédia, Ellie sai em busca de vingança e parece disposta a derrubar tudo e todos que entrarem em seu caminho.

Rumores antigos advindos da GameInformer apontam que o jogo pode ter segmentos no passado e no presente e muitos apostam que a história da mãe de Ellie pode ser um dos destaques dessas supostas partes.

PlayStation/Reprodução

Duração

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

O game será dividido em dois discos, conforme revelou a página de pré-venda do game na Best Buy norte-americana; o que pode indicar que The Last of Us Part II terá uma duração relativamente longa.

PlayStation/Reprodução

Multiplayer

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

A Naughty Dog anunciou que The Last of Us Part II não terá multiplayer, diferente de seu antecessor, mas, segundo a companhia, isso não significa que o modo Facções não possa surgir novamente no futuro.

Isso porque o foco do desenvolvimento está totalmente voltado para a campanha single player. Por conta disso, a princípio, The Last of Us Part II não terá um modo para mais de um jogador, ao menos não durante seu lançamento.

PlayStation/Reprodução

Data de lançamento

O game será lançado em 29 de maio de 2020. Anteriormente, a Naughty Dog havia divulgado que lançaria The Last of Us Part II em 21 de fevereiro, mas acabou adiando o jogo para ter mais tempo para polir entregar um produto de qualidade.

Dublagem

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

Nada foi confirmado oficialmente pela Sony até o momento. Conhecendo o histórico da companhia, o game provavelmente será totalmente localizado em português (lembrando que o primeiro The Last of Us também é totalmente localizado).

PlayStation/Reprodução

Edições de colecionador

Tudo o que sabemos sobre The Last of Us Part II

Até então, apenas três edições especiais foram reveladas:

  • Edição Especial, vem com um tema dinâmico de PlayStation 4 e um kit de seis imagens de perfil para a PSN na parte digital, enquanto que a contraparte física oferece um art book de 48 páginas e a capa Steelbook;
  • Edição de Colecionador: soma todos os itens já citados e adiciona uma estatueta de Ellie, uma litografia com uma carta de agradecimento, um kit de adesivos, a pulseira de Ellie e sete pins, além de um art book digital e a trilha sonora original para download.
  • Ellie Edition: vem com tudo que foi citado até o momento e ainda tem uma mochila, um patch com o logotipo do game e a trilha sonora digital em um disco de vinil.

Por hora, a Naughty Dog ainda não revelou uma possível Joel Edition, mas se a empresa seguir o mesmo padrão do primeiro jogo, essa edição deve ser revelada em breve.

PlayStation/Reprodução
  • Lançamento

    29.05.2020

  • Publicadora

    Sony

  • Desenvolvedora

    Naughty Dog

  • Gênero

    Ação

  • Plataformas

    PlayStation 4