Diversos veículos internacionais tiveram a oportunidade de testar o PlayStation Classic nos últimos dias, o que ajudou a descobrir diversos detalhes inéditos sobre o console miniatura.

Listamos abaixo as principais novidades para você ficar por dentro das características do aparelho da Sony.

Com lançamento marcado para o dia 3 de dezembro, o PS1 mini virá com 20 jogos na memória, dois controles e preço sugerido de 100 dólares. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Save State

O PlayStation Classic virá com a função de save state, tão popular em diversos emuladores. Ao apertar o botão Reset, o aparelho automaticamente cria um ponto de save ao qual é possível retomar ao selecionar o jogo novamente.

Memory Card

Mesmo com a função de save state, o PS1 mini terá a funcionalidade de memory card. Cada um dos 20 títulos do console terá um cartão de memória virtual, com os tradicionais 15 blocos de save. Inclusive, a tela de gerenciamento do memory card remete ao aparelho original, com os nostálgicos ícones de cada jogo.

Boot

Ao ligar o videogame, o PlayStation Classic exibe a clássica tela de boot do PS1, com o logo da Sony em uma tela branca seguido do logo do PS1 em fundo preto.

Botão Open

O botão Power funciona do mesmo jeito que no videogame antigo, para ligar o aparelho. O Reset, claro, reinicia a máquina e leva de volta à tela de seleção de games. E o Open? Não, ele não faz a tampa para disco abrir: no PlayStation Classic ele serve para trocar de disco nos jogos com suporte à função, como Final Fantasy VII.

4:3

Todos os jogos do PS1 mini serão apresentados com formato de tela 4:3, assim como no videogame original. O console não contará com opções de filtros gráficos para telas widescreen, como nos consoles miniatura da Nintendo.

Controles

A caixinha nostálgica da Sony virá com dois controles convencionais do PS1, deixando de lado as versões DualShock, que já contavam com alavancas analógicas e funções de rumble. Ainda assim, algumas das pessoas que testaram o aparelho comentaram que o direcional digital parecia um pouco melhor do que os do aparelho original nos anos 90.

NTSC e PAL

Curiosamente, a lista de jogos do PS1 mini, ao menos nas sessões de teste, contava com alguns jogos em suas versões americanas e outros em edições europeias. A princípio, isso não parece trazer grande impacto no conteúdo, mas fica o registro a título de curiosidade.