Pela primeira vez em 24 anos de realização E3, a Sony não participará do evento, um dos principais da indústria de games do ano, com sua tradicional conferência.

A informação foi divulgada em um comunicado da Entertainment  Software Association, empresa organizadora da E3, que falava sobre a edição do ano que vem do evento, citando as concorrentes da Microsoft e Nintendo, mas não a Sony. A ausência da Sony foi notada pela Variety.

Esse é o segundo grande evento cancelado pela companhia, que também não realizará a PlayStation Experience neste ano.

Em setembro, Shawn Layden, chairman da Sony, indicou que a companhia não realizaria a Experience uma vez que já havia anunciado seus principais títulos aguardados - Dreams e Days Gone.

Nós não queremos criar expectativas muito altas e não entregar”, disse Layden na ocasião. O mesmo poderia ser aplicado à decisão de não fazer uma conferência na E3 2019, ainda que nada tenha sido dito oficialmente.

Próximos aguardados first-party da Sony, The Last of Us: Part 2, Ghost of Tsushima e Death Stranding, ainda não têm data confirmada de lançamento. Com o cancelamento da participação da Sony na E3 com sua apresentação, dúvidas ficam se os jogos serão lançados no ano que vêm.

A informação também surge pouco mais de um mês após Kenichiro Yoshida, CEO da Sony confirmar que o suposto PlayStation 5 irá ser produzido pela companhia.

Não é certo também se o novo console será anunciado no ano que vêm.