A PlayStation Store deixará de aceitar pagamentos via cartão de débito, cartão de crédito e PayPal no PS3 e no PS Vita. Em março, a Sony já havia declarado que pretendia desativar as lojas digitais dos consoles em questão e do PSP, mas acabou voltando atrás no mês seguinte após reações negativas dos jogadores.

"A partir de 27 de outubro de 2021, você não poderá mais usar um cartão de crédito ou débito ou um método de pagamento como o PayPal para comprar conteúdo digital ou adicionar fundos à sua carteira ao visitar a PlayStation Store em seu console PS3 ou PS Vita", consta no site oficial da PlayStation.

"Para comprar conteúdo digital no PS3 ou no PS Vita, será necessário primeiro adicionar fundos suficientes à sua carteira na PlayStation Store. Você pode adicionar fundos resgatando um cartão-presente da PlayStation Store ou usando um cartão de crédito/débito ou PayPal ou outro método de pagamento disponível por meio de um computador desktop, dispositivo móvel, console PS4 ou console PS5", segue o texto.

No caso de jogos que possuem uma loja própria, será possível realizar as compras no PS3 e no PS Vita, mas não com cartão de crédito, débito ou PayPal. Seguindo a mesma lógica já destacada no parágrafo anterior, jogadores terão de adicionar fundos à própria carteira para que possam fazer a transação. A diferença é que não será necessário ter um PS4, um PS5 ou um PC.

Apesar de não ser, efetivamente, um desligamento definitivo da PlayStation Store nos consoles em questão, é fato que essa medida cria alguns passos a mais na hora de realizar uma compra. No longo-prazo, talvez jogadores de PS3 sintam que o processo se tornou mais complexo do que o necessário e abandonem as lojas, dando uma desculpa para que a Sony prossiga com o encerramento. De qualquer forma, isso é apenas especulação. Fato é que continuará sendo possível adquirir o que você quiser nos consoles seguindo a nova regra.