Nas últimas semanas, a Sony tem sido duramente criticada por sua posição em relação ao crossplay entre o PS4 e outros consoles - particularmente pelo bloqueio de conta em Fortnite para outras plataformas.

Durante a conferência Gamelab, na Espanha, o repórter Robert Purchese do Eurogamer questionou o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, sobre a polêmica do cross-play, chegando a dizer que a empresa “não está ouvindo” aos fãs sobre o assunto.

“Estamos ouvindo”, disse. “Estamos estudando muitas das possibilidades. Você pode imaginar que as circunstâncias sobre isso afetam mais do que mais de um jogo. Estou muito confiante que vamos encontrar uma solução que vai ser compreendida e aceita por nossa comunidade, enquanto ao mesmo tempo apoiando nosso negócio.”

De acordo com o antigo presidente da Sony Online Entertainment, John Smedley, o motivo por trás da falta de interesse da empresa em acionar uma função cross-play com o Xbox One ou o Switch devia-se mais a falta de vontade de não faturar dinheiro.

“Eles não gostavam que alguém comprasse algo em um Xbox e utilizado em um PlayStation.”, escreveu em seu Twitter.

Pela declaração de Layden, ainda é improvável que a Sony libere a função de cross-play para outros consoles.