Duncan Crabtree-Ireland, líder do SAG-AFTRA, sindicato de atores que representa mais de 160 mil profissionais da área, disse que existe a possibilidade de uma greve pelo uso de inteligência artificial nos games. A declaração veio em um painel do SXSW, festival que acontece na cidade de Austin, nos Estados Unidos.

"A chance é de 50-50, ou até mais provável do que isso, de que faremos uma greve nas próximas quatro a seis semanas por conta da nossa incapacidade de ultrapassar esses problemas", disse Crabtree-Ireland (via Variety).

A ideia, de acordo com ele, não é impedir completamente o uso de inteligência artificial, ainda que essa proposta tenha sido ventilada em reuniões do sindicato:

"Sindicatos que tentam fazer isso falham e perdem a chance de influenciar como essas tecnologias são implementadas. É fato que vamos ter IA [sendo usada]", esclareceu.

LEIA MAIS

"Não queremos entrar em greve, mas não vamos entrar em acordo com empresas que não protegem nossos membros de usos abusivos e exploratórios de inteligência artificial", complementou Crabtree-Ireland.

As declarações do líder sindical chegam logo depois do CEO da EA, Andrew Wilson, falar sobre como o uso de inteligência artificial nos jogos será benéfico para a monetização de seus jogos; saiba mais.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.