Anunciado em junho, Sackboy: Uma Grande Aventura marca uma nova direção para a carismática série LittleBigPlanet. O jogo ainda é produzido pela Sumo Digital, desenvolvedora britânica que foi responsável pelo mais recente lançamento da franquia, LittleBigPlanet 3. Sua proposta, no entanto, é bem diferente.

Uma Grande Aventura deixa de lado os elementos de criação e o foco em 2.5D que sempre marcaram LittleBigPlanet para apostar em uma aventura de plataforma em três dimensões – um gênero que tem voltado aos holofotes através de novos títulos, como Yooka-Layle, e relançamentos de clássicos, como Super Mario 3D All-Stars e o remaster Spyro Reignited Trilogy.

Em entrevista ao The Enemy e outros veículos brasileiros, Ned Waterhouse, diretor criativo do título, explicou que esta foi uma decisão consciente da Sumo Digital: do tripé de “jogar”, “criar” e “compartilhar” de LittleBigPlanet, o time queria foco total no primeiro deles. ”E o que isso significou para a gente é basicamente fazer o melhor jogo de plataforma cooperativo em 3D que podíamos", afirmou.

Para fãs da franquia, a má notícia é que isso significa que Sackboy: Uma Grande Aventura não terá editores de fases ou outros elementos de criação que estavam presentes em jogos anteriores.

Divulgação/Sony

Para fãs de plataforma, por outro lado, a promessa é de uma experiência robusta que deve agradar tanto os jogadores casuais, quanto completistas do gênero – tudo isso mergulhado no mundo rico e cheio de personalidade com compartilha seu “DNA” com LittleBigPlanet.

"Este jogo tem LittleBigPlanet no DNA, isso está costurado através da experiência", disse Waterhouse. "O aspecto artesanal, os trajes – nós trouxemos de volta a personalização vasta de personagem –, temos muitos aspectos de jogabilidade que os jogadores da série vão reconhecer. Sentimos que esta é uma experiência pura de ‘jogo’, mas com LittleBigPlanet em seu DNA."

Sackboy: Uma Grande Aventura acompanha o mascote da franquia, Sackboy, em uma jornada contra Vex, vilão que ameaça transformar o mundo fantástico de Craftworld em uma terra de pesadelo. Para enfrentar o antagonista, Sackboy terá que atravessar cinco mundos diferentes, que vão do espaço sideral ao fundo do mar, em dezenas de fases de plataforma recheadas de desafios e itens colecionáveis.

Segundo o diretor criativo, focar apenas na experiência de aventura e plataforma em Uma Grande Aventura permitiu ao time construir sistemas mais bem acabados de jogo, incluindo controles “fáceis de entender, mas com profundidade e nuance”.

Na prática, isso significa que Sackboy tem um “arsenal” extenso de habilidades à disposição, que podem ser utilizadas tanto de forma simples para atravessar a história, ou em combos inusitados e complexos que permitem que jogadores dedicados descubram segredos pelo mapa.

Divulgação/Sony

"Se você quiser terminar a campanha básica do jogo, você pode fazer isso com poucas habilidades de Sackboy", explicou Ned. "Mas se você quiser dominar todas as fases, atingir os recordes, encontrar todos os segredos, você vai ter que aprender a dominar esse personagem".

A aventura principal do jogo deve durar cerca de 10 horas para ser atravessada, mas é consideravelmente mais longa para caçadores de platina e entusiastas. Além de diversos segredos espalhados pelos mapas, Uma Grande Aventura terá fases opcionais para speedrun, conteúdos pós-jogo e recompensas especiais para quem terminar fases de forma perfeita – incluindo trajes secretos. O jogo, aliás, deve trazer mais de 60 roupas customizáveis para seus personagens.

O título também é um dos primeiros lançamentos do PlayStation 5, e tira proveito dos novos recursos de fidelidade gráfica e da SSD do console para carregamento mais rápido, e, é claro, do controle DualSense, que promete ser uma ferramenta importante para expandir a imersão do gameplay.

"O DualSense tem sido muito bom de desenvolver para este jogo", comentou Waterhouse. "Sackboy tem um mundo tátil realmente elaborado, com materiais de alta definição, e o DualSense nos permitiu conectar o jogador ao Sackboy de uma forma mais envolvente. Ele realmente enfatizou a textura e a densidade do mundo através desse feedback háptico e da forma como o gatilho adaptativo responde".

No entanto, assim como Horizon Forbidden West, Sackboy: Uma Grande Aventura também está entre os próximos lançamentos que estarão disponíveis para ambas gerações de consoles da Sony, e chega simultaneamente em PlayStation 5 e ao PlayStation 4.

Divulgação/Sony

As funções relacionadas ao DualSense, é claro, ficam de fora do console atual da Sony, mas Waterhouse argumenta acreditar que o jogo ainda oferecerá uma experiência robusta no dispositivo. "Eu honestamente acredito que essa é uma experiência fantástica no PlayStation 4, e eu acredito que fãs não ficarão decepcionados se comprarem essa versão do jogo", avaliou.

Também como confirmado pelo diretor criativo, jogadores de PlayStation 4 poderão participar de partidas multiplayer de Uma Grande Aventura junto com jogadores de PlayStation 5, o que promete ser outro aspecto importante da experiência do título. “É um ótimo jogo single player, mas é ainda melhor quando você joga com seus amigos, foi muito importante para nós jogar uma capa que você pudesse jogar de estrela a final em quatro jogadores, localmente ou online”, comentou o Waterhouse.

Sackboy: Uma Grande Aventura será lançado em 12 de novembro para PlayStation 4 e PlayStation 5 em países selecionados. No Brasil, o jogo chega em 19 de novembro ao PlayStation 5, junto ao lançamento global do console de nova geração.