A Housemarque, desenvolvedora de Returnal, afirmou que está trabalhando ativamente para solucionar a impossibilidade de salvar as sessões em progresso, principal crítica da comunidade, especialmente por se tratar de um jogo rogue-like que pode ter sessões longas e qualquer imprevisto, como uma atualização automática do jogo, por exemplo, automaticamente elimina todo o seu progresso.

Segundo Mikael Havari, diretor de marketing da Housemarque, a equipe já está ativamente investigando possíveis soluções para implementar um sistema de salvamento que não comprometa a proposta do sistema rogue-like de Returnal. Havari afirmou ainda que a desenvolvedora está "tentando liberar [essa solução] o mais rápido possível."

Divulgação / Sony

A impossibilidade de salvar sessões em progresso combinadas à dificuldade de Returnal se tornou alvo de críticas imediatamente após o lançamento oficial do exclusivo de PlayStation 5 no dia 30 de abril, especialmente por qualquer tipo de suspensão da partida, como a função Descanso de economia de energia do PS5, ou mesmo atualizações urgentes de sistema, podem interromper a partida no meio, eliminando todo o progresso de uma missão que em alguns casos pode se estender por um longo período de tempo. 

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Ainda que a ausência de salvamento em progresso de Returnal tenha gerado uma enxurrada de críticas, o jogo de maneira geral foi extremamente bem recebido, além de ser um dos poucos jogos exclusivos da nova geração do console, sem versão para PlayStation 4.