A mensagem que aparece depois da cena pós-créditos de Resident Evil Village leva a um complemento quase imediato. Além dessa dica, há mais algumas pontas soltas que justificariam uma sequência direta do oitavo jogo numerado da série. É sobre isso que falamos a seguir, portanto, há spoilers abaixo

Atenção! Essa matéria contém spoilers.

Jogadores se despedem de Resident Evil Village após o surgimento de uma mensagem enigmática: "a história do pai chegou ao fim." Por que o fato de Ethan ser pai seria o destaque da última frase em todo o jogo? Provavelmente, porque a filha dele, Rosemary Winters, será importante na sequência.

Sabemos que ela está sendo treinada e é considerada perigosa pelos próprios aliados (ou, pelo menos, imprevisível). Afinal, quando ela ameaça um agente que a chamou de Eveline, parece que há um sniper acompanhando a cena à distância. Então, seria Resident Evil 9 uma sequência com foco em Rose e no que aconteceu com o corpo dela após os incidentes de Village? Será que ela tem habilidades ou algo do tipo? Será... Que ela compartilha o próprio corpo com outras pessoas que foram infectadas?

Rose Winters intimidando um agente.

Pouco antes de morrer, Ethan vê Eveline, que se comunica com ele como se ela estivesse viva e ciente do que está acontecendo com o protagonista de Village. Além disso, sabemos que Ethan não era uma pessoa comum (assim como os quatro Lordes, ele se mostrou bastante compatível com o Mofo e, por essa razão, conseguia se curar de ferimentos absurdos).

A Mãe Miranda acreditava que a essência das pessoas se mantinha ao menos parcialmente intacta no Mofo. Considerando o que sabemos sobre Ethan, é bem provável que ela estivesse certa quando disse isso. Ele conseguiu se comunicar até mesmo com Jack Baker, no final de Resident Evil 7, antes da última batalha. Ou seja, Ethan teve contato com diferentes vilões que, em tese, já tinha morrido, mas ainda podiam ser encontrados, em forma de consciência, no Mofo.

Mãe Miranda durante a batalha final.

Isso abre muitas possibilidades para a sequência. Talvez Rose tenha múltiplas personalidades, por exemplo, por ser a filha de duas pessoas que tiveram o Mofo — e ter crescido, potencialmente, com vozes na cabeça dela. Ou ela pode até ter total controle sobre o próprio corpo e os próprios pensamentos, mas com alguns instintos mais violentos do que o normal. Teremos de esperar para descobrir.

Seja a resposta qual for, Rose Winters será importante em Resident Evil 9... Ou se tornará a nova Natalia Korda.

Rose Winters adulta.

Existe também a questão da BSAA. O grupo que luta contra o bioterrorismo passou pelo vilarejo e "ajudou" Chris Redfield, ainda que não intencionalmente, mas eles não estavam usando soldados para o combate. Muito pelo contrário. Eles enviaram armas biológicas com forma humana para cuidar da ameaça em questão. E essa organização, acima de qualquer outra, devia estar ciente de que essa estratégia não é muito segura. Veremos algum desenvolvimento em torno do comportamento suspeito do grupo? 

A última cena do jogo em si mostra uma silhueta se aproximando do carro onde estão Rose Winters e um agente que foi buscá-la no cemitério. Após fãs encontrarem maneiras de aproximar essa imagem, descobriu-se que aquele era Ethan Winters, o pai de Rose, que morreu, em tese, no oitavo jogo numerado.

Silhueta de um homem à distância.

Embora o modelo de Ethan possa ter sido usado para a cena simplesmente porque a ideia era mostrar apenas a silhueta de uma pessoa genérica à distância, é difícil não criar teorias para a presença do pai de Rose ali. Ele foi ressuscitado de alguma forma? Clonado? Teria algo a ver com os aparentes experimentos da BSAA? Teremos de esperar até o próximo jogo (ou DLC) para descobrir.

Até o momento, não há sequer uma confirmação oficial de que Resident Evil 9 existirá, mas não faltam perguntas que o provável futuro jogo precise responder. Esperamos que as respostas existam.