Ratchet & Clank não está usando o poder do PlayStation 5 para criar uma revolução. Com Rift Apart - por aqui renomeado Em Outra Dimensão - a série busca simplesmente ser muito maior e melhor do que antes.

O The Enemy teve a oportunidade de assistir a uma longa demonstração de gameplay do novo título de ação, incluindo os primeiros momentos da aventura, e de conversar com alguns dos desenvolvedores da Insomniac Games por trás do projeto.

A impressão inicial é a de um jogo que constrói em cima dos acertos de seus predecessores, respeitando o legado de quase 20 anos de história da série, ao mesmo tempo que pavimenta o caminho para a chegada de novos fãs da série com a heroína estreante Rivet.

Divulgação/Insomniac Games

O game começa anos após os eventos de Into the Nexus – jogo de 2013 para o PS3 –, e age como se o reboot de PlayStation 4 não existisse.

“Nosso principal objetivo com o jogo era alcançar o maior público possível,” explica o diretor Mike Daly. “E percebemos que o jeito mais fácil de atrair o público veterano da franquia era continuar a história dos jogos clássicos, em vez de continuar com a linha temporal do reboot.”

O respeito pelo legado dos jogos de PS2, PS3 e PSP é palpável: logo nos primeiros minutos da campanha, Ratchet e Clank participam de uma passeata que celebra os feitos dos heróis em suas aventuras passadas. Em meio às celebrações, porém, vilões de verdade surgem entre os balões representando inimigos de títulos anteriores, e começam a espalhar o caos.

A cena leva os heróis até o Dimensionator – um poderoso aparelho multidimensional que Clank, após encontra-lo no final de Into the Nexus, planejava usar para permitir que Ratchet encontrasse o resto de sua espécie em uma dimensão paralela. A arma cai nas mãos do maligno Nefarious, que abre um portal rumo ao desconhecido e - como o nome em português sugere - dá início à trama de Em Outra Dimensão.

“Sabemos que os fãs antigos queriam que a história clássica continuasse, e até mesmo nós da Insomniac, em um nível pessoal, temos muito apego a esses eventos e queríamos dar continuidade ao cliffhanger que criamos lá atrás em 2013,” admite Daly.

Divulgação/Insomniac Games

Após a cena introdutória, a demonstração de gameplay saltou para horas mais tarde na campanha e trocou o foco de Ratchet para Rivet, a heroína que serve como ponto de referência para aqueles que forem se aventurar pela primeira vez nessa franquia com o novo jogo.

Habitante de uma dimensão controlada por uma versão muito mais competente do vilão Nefarious, Rivet passou a vida toda lutando como parte de uma força de resistência.

“Rivet é uma nova protagonista, com uma história completamente inédita,” revela a roteirista Lauren Mee. “Diferente de Ratchet, que sempre teve a companhia de Clank, Rivet nunca teve ninguém com quem compartilhar os momentos de dificuldade e de conquista. Ela trará uma perspectiva única ao universo da série.”

Ao longo da jornada, o jogador alternará entre controlar Ratchet e Rivet, com Clank servindo como uma ponte entre os dois. A Insomniac revelou ainda que todo o progresso em termos de habilidades desbloqueadas e melhorias de armas será compartilhado automaticamente entre os heróis.

Divulgação/Insomniac Games

Em sua essência, o novo Ratchet & Clank não é muito diferente de seus predecessores. O combate é altamente veloz, com diferentes tipos de inimigos atacando de maneira simultânea. O jogador deve navegar pelas plataformas do cenário com destreza para desviar de ameaças enquanto usa um arsenal de armas espalhafatosas para acabar com as hordas de oponentes.

A diferença proporcionada pelo poder do PlayStation 5 está na escala: são mais inimigos, mais projéteis, mais obstáculos e mais opções de revidar em cenários com mais detalhes do que nunca. E o jogo ainda faz questão de ostentar a velocidade de carregamento do SSD por meio dos portais interdimensionais, que em certos pontos da aventura permitem até mesmo que os heróis transitem sem qualquer interrupção entre dois mundos paralelos completamente distintos.

Mesmo sob as limitações de um evento online, com o vídeo do jogo perdendo qualidade por estar sendo transmitido ao vivo pela internet, a experiência visual impressiona muito. E isso vale tanto para os momentos com mais ação – como a cena em que Rivet e Clank deslizam por canos ao redor de um robô gigante –, quanto para cutscenes comuns, que parecem tiradas diretamente de um filme da Pixar.

De acordo com o diretor técnico Mike Fitzgerald, Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão terá dois modos de jogo: um capaz de rodar a 60 quadros por segundo, e outro com mais detalhamento visual que rodará a 30 quadros por segundo.

Divulgação/Insomniac Games

Entrando na minúcia das novas mecânicas de combate, Mike Daly revela que Em Outra Dimensão é o jogo com o ‘teto de habilidade’ mais alto de toda a série.

“Antigamente, cada obstáculo apresentado ao jogador na série devia ser ultrapassado com a ajuda de uma estratégia, arma ou utilidade específica,” relembra o diretor. “Mas em Rift Apart, o jogador sempre tem à disposição mais ferramentas do que ele precisa para vencer cada desafio. Há sempre vários caminhos distintos que ele pode tomar para resolver um problema.”

A inclusão de movimentos opcionais como a esquiva lateral e de técnicas como a corrida na parede aumentaram o leque de ferramentas que Ratchet e Rivet podem usar a seu favor. O foco da Insomniac, nas palavras de seus próprios desenvolvedores, é dar asas à criatividade dos jogadores mais experientes.

E ainda no quesito “liberdade aos jogadores,” Rift Apart se destaca ao oferecer opções de acessibilidade ainda mais robustas do que as vistas em títulos anteriores da Insomniac. Há dezenas de modificadores voltados para diversos públicos, desde filtros gráficos para jogadores com baixa visão até modos de jogo com trechos de lentidão temporária para quem tem dificuldades motoras.

[As opções de acessibilidade] são fruto de algo que é uma paixão de todos os desenvolvedores da Insomniac – até porque, novamente, nosso objetivo é alcançar o maior público possível,” garante Mike Daly. “A maior dificuldade de implementar essas opções no jogo foi encontrar uma maneira de organizá-las com simplicidade, tamanho é o leque de modificadores diferentes que temos em nosso menu de opções.”

Divulgação/Insomniac Games

Um retorno glorioso aos tempos de ouro de Ratchet & Clank, ou uma bela e explosiva aventura de ação em um universo desconhecido: seja qual for a sua experiência prévia com a franquia, Rift Apart promete satisfazer aqueles que anseiam por mais jogos que usem ao máximo o poder do PlayStation 5.

Exclusivo para a plataforma da Sony e inteiramente em português do Brasil, o jogo chega às lojas no próximo dia 11 de junho.

extras/capas/ratcheta.jpg
Ratchet & Clank Rift Apart
  • Lançamento

    11.06.2021

  • Publicadora

    Sony Interactive Entertainment

  • Desenvolvedora

    Insomniac Games

  • Censura

    10 anos

  • Gênero

    Ação

  • Testado em

    PlayStation 5

  • Plataformas

    PlayStation 5