A Sony divulgou os resultados financeiros de seu último trimestre, revelando que o PlayStation 5 vendeu 4,5 milhões de unidades entre seu lançamento, em 12 de novembro, e 31 de dezembro de 2020.

Mesmo com o hardware do novo console em si sendo vendido a prejuízo, as vendas de software mais do que compensaram as perdas, com 103,2 milhões de jogos sendo comprados para o PS4 e PS5 no último trimestre.

Já o PlayStation 4 vendeu 1,4 milhão de consoles, uma queda significativa em relação aos 6 milhões em relação ao mesmo período em 2019, mas compreensível considerando o lançamento de seu sucessor. As vendas totais do PS4 agora chegam a 115 milhões de unidades.

A PlayStation Network atingiu 114 milhões de usuários ativos, e o serviço PlayStation Plus contava com 47,4 milhões de assinantes até o fim de dezembro.

PlayStation 5
Sony Interactive Entertainment/Divulgação

A divisão de jogos da Sony teve seu melhor resultado em termos de receita, com faturamento de 883,2 bilhões de ienes (ou cerca de R$ 44,97 bilhões) - 40 % maior do que em relação ao ano anterior - e lucro de 80,2 bilhões de ienes (ou R$ 4,08 bilhões).

A Sony tem expectativa de que o PS5 venda 7,5 milhões de unidades até o fim do ano fiscal, que termina em 31 de março, e 14,8 milhões no ano seguinte - números superiores em relação ao PS4 durante seu ciclo de lançamento e período equivalente no mercado.

Porém, vale notar que a oferta e estoque do console ainda deve se manter baixa pelo futuro próximo, por falta de componentes no mercado.

"É difícil para nós aumentar a produção do PS5 em meio à escassez de semicondutores e outros componentes", declarou o chefe financeiro da Sony, Hiroki Totoki (via Reuters).