Em um comunicado oficial lançado nesta segunda-feira (23) no PlayStation Blog, a Sony afirmou que seu próximo videogame será mais economico em termos de energia, se comparado ao PlayStation 4.

A publicação assinada por Jim Ryan, chefe da Sony Interactive Entertainment (SIE), afirma que o PlayStation 5 consumirá menos energia quando estiver em "modo suspenso" (em tradução livre), algo semelhante ao modo de repouso do atual console da empresa.

A estimativa é que o "modo suspenso" do PS5 consuma mais ou menos 0.5 W.; o que pode economizar "o equivalente ao uso médio de energia de 1.000 residências nos Estados Unidos", disse Ryan.

"Na SIE, assumimos compromissos e esforços substanciais para reduzir o consumo de energia do PS4, utilizando tecnologias eficientes, como a arquitetura System-on-a-Chip", afirmou Ryan no comunicado.

Segundo o chefe da SIE, o PS4 cumpriu seu papel na economia de consumo de energia: "Estimamos que as emissões de carbono que evitamos até agora já cheguem a quase 16 milhões de toneladas, aumentando para 29 milhões de toneladas nos próximos 10 anos (o que equivale às emissões de CO2 do país da Dinamarca em 2017)".

Do outro lado da moeda, o PlayStation 4 Pro por sua vez, consome 5.8 W enquanto faz download no modo de repouso, podendo chegar a até 6.4 W. Sem estar fazendo nada, o console consome 1.0 W também no modo de repouso. 

Esta informação foi compartilhada pelo Digital Foundry. No vídeo que você pode conferir logo acima, é mostrado o quanto de energia o console consome e quanto ele pode esquentar.

Também de acordo com a Sony, o PlayStation 4 Slim por sua vez consome entre 0.9 W e 5.4 W no modo de repouso. Quando desligados, todos os modelos consomem apenas 0.2 W.

Vale ainda apontar que o anúncio da Sony faz parte de uma iniciativa em conjunto com a aliança Playing for the Planet, que deve aparecer também no evento Climate Summit da ONU.

Ryan afirmou que participará do evento e, juntamente de outras figuras da indústria, ele "assumirá compromissos formais para contribuir com os esforços do comitê do meio ambiente da ONU".