A Sony fará uma adição importante ao catálogo de acessibilidade disponível atualmente no mercado. Nesta quinta-feira (5), durante a Consumer Eletronics Show (CES) 2023, a empresa revelou um novo controle acessível e customizável — “Project Leonardo” —, em desenvolvimento para o PS5.

Em uma publicação no blog da PlayStation, a Sony informa que ainda não há previsão de lançamento, mas promete hardware “altamente customizável”. O controle será formado por um conjunto de componentes substituíveis, incluindo botões e analógicos de diferentes formatos e tamanhos.

Sendo assim, a distância entre o analógico e o game pad, por exemplo, poderá ser ajustada conforme a preferência, permitindo que os jogadores ”encontrem a configuração que melhor funciona para sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas específicas”. 

O controle também promete funcionar com outros acessórios de acessibilidade disponíveis no mercado. 

Imagem do Project Leonardo de PS5
Reprodução: Sony

“Desenvolvemos um controle altamente configurável que funciona com muitos acessórios de acessibilidade de terceiros e se integra ao console do PS5 para revelar novas maneiras de jogar”, informou Hideaki Nishino, Vice-Presidente de Planejamento e Gerenciamento de Plataforma, na publicação. 

“Ele foi criado para lidar com os desafios comuns enfrentados por muitos jogadores com controle motor limitado, incluindo dificuldade em segurar um controle por longos períodos, pressionar com precisão pequenos grupos de botões ou gatilhos ou posicionar os dedos da maneira ideal em um controle padrão”, continuou.

Imagem do Project Leonardo de PS5
Reprodução: Sony

No mais, será possível parear o controle com um segundo Project Leoanrdo e um Dual Sense ao mesmo tempo, formando um único controle virtual repleto de opções de customização. Além disso, o controle também terá opções de customização de software, como mapeamento de botões e associação a até três perfis de controle diferentes no PS5.

LEIA MAIS

Project Leonardo foi criado com o auxílio de desenvolvedores e especialistas em acessibilidade como AbleGamers, Special Effect e Stack Up. No momento, a Sony se diz aberta para feedbacks da comunidade para que continue a desenvolver o controle de forma a ser eficiente para o maior número de jogadores possível. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!