Nesta quinta (29), o suposto design e planos do PlayStation 5 Pro foram vazados, com anúncio planejado para setembro.

Esta é apenas o último dos vazamentos sobre a revisão de console da Sony, que a este ponto já teve vários (novamente, supostos) detalhes revelados, que vão desde capacidade de hardware até tecnologias proprietárias da própria Sony para aumentar a resolução de jogos.

Por isso, confira abaixo tudo o que sabemos sobre o PS5 Pro

Especificações

Sony/Divulgação

Em 18 de março, o canal de YouTube Moore's Law Is Dead publicou um vídeo com suposta documentação interna da Sony sobre as especificações técnicas do PS5 Pro, o que foi corroborado e expandido posteriormente por reportagens dos sites Insider Gaming e IGN.

Mais tarde, o vídeo do canal foi derrubado pela própria Sony por uso de copyright indevido, reforçando ainda mais a validade do vazamento.

De acordo com os documentos, o PS5 Pro manteria o mesmo processador AMD Zen 2 que o console original, mas com um "Modo CPU de Alta Frequência", que aumentaria o poder de processamento em 10%, com 1% de queda de performance da GPU.

Falando nela, a placa gráfica terá 33,5 teraflops, enquanto o PS5 original tem uma GPU com 10,28.

Isso, porém, não quer dizer necessariamente que a GPU do Pro terá 3 vezes o poder de processamento da original: considerando as mudanças de arquitetura da AMD, a documentação indica que a renderização deverá ser 45% mais rápida.

A memória continuará com a especificação de 16 GB de RAM GDDR 6, mas de acordo com o site Digital Foundry, a distribuição dela no novo console trará cerca de 1,2 GB de RAM extra aos próprios jogos.

PSSR

Um dos grandes diferenciais do PS5 Pro deve ser o chamado PlayStation Spectral Resolution, ou PSSR.

Nem o PlayStation 5 (ou o Xbox Series) pode usar a tecnologia Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia, pela arquitetura do console ser da AMD.

Porém, de acordo com os vazamentos, a Sony teria desenvolvido uma tecnologia proprietária equivalente ao DLSS, capaz de aumentar a resolução de um jogo de 1080p para 4K.

Essa tecnologia seria retroativa para todos os jogos lançados para qualquer jogo de PlayStation.

PS5 Pro Enhanced

Ligado ao ponto anterior, o site Insider Gaming reportou em março que jogos poderiam receber a marca "PS5 Pro Enhanced" caso atingissem as seguintes métricas:

  • PSSR para aumentar a resolução para 4K
  • Taxa de quadros de 60 FPS constante
  • Adicionar ou aumentar efeitos de ray tracing

Design

Dealabs/Reprodução

Em 29 de agosto, o leaker bilbill-kun do site Dealabs, conhecido por informações confiáveis, divulgou uma ilustração com o suposto design do PS5 Pro, que pode ser conferido acima.

O design aparenta ser semelhante ao do PS5 Slim, mas com uma largura um pouco maior e uma divisória da faceplate em um formato diferente.

O console também deve ter duas portas USB-C na parte frontal.

O design mostrado não conta com um drive de disco, mas ainda não há confirmação de que o PS5 Pro terá duas versões ou se, assim como Slim, terá um disco de drive removível.

Lançamento

Por enquanto, ainda não há uma previsão de lançamento (oficial ou não-oficial) para o PS5 Pro.

Jeff Grubb, do site Giant Bomb, indicou ainda em 2023 que o console seria lançado por volta de setembro. Mas considerando que a afirmação foi feita no ano passado e os rumores dizem que ele será revelado em setembro, é difícil (mas não impossível) imaginar que o PS5 Pro chegue às lojas neste mês.

Analistas de mercado, enquanto isso, só indicam que a plataforma deve chegar ainda durante a segunda metade de 2024.

https://www.theenemy.com.br/playstation/ps5-pro-2024-rumor