Um vídeo que mostra um PlayStation 5 com o arquivo de P.T. instalado no console surgiu na noite do último domingo, no Twitter, mostrando que o console foi desbloqueado para instalar software não-autorizado — ou seja, jailbreak.

O vídeo foi revelado por Lance McDonald, figura conhecida por criar modificações em Bloodborne, e traz uma amostra do potencial do jailbreak no PS5, com acesso a um menu de debug que permitiu instalar e rodar a demo.

LEIA MAIS

Jailbreaking é um processo que descobre falhas de sistema para instalar programas não-autorizados em sistemas fechados, como PlayStation 5, PlayStation 4 e Switch, por exemplo.

McDonald conseguiu fazer o desbloqueio em seu console com a versão de sistema v4.03, lançada em outubro de 2021. O hack dá acesso à raíz do sistema (root), menu de debug e acesso limitado a algumas funções de leitura e escrita. 

Por outro lado, não é possível aplicar o jailbreak em versões mais recentes do sistema e o processo funciona apenas em 30% das tentativas.

Vale reforçar que McDonald não conseguiu rodar P.T. no PlayStation 5, mas apenas instalá-lo no sistema. Isso indica que o processo de desbloqueio ainda não dá acesso completo ao PlayStation 5 e, portanto, não permite rodar games piratas ou softwares não-autorizados.

De qualquer forma, a comunidade hacker vê isso como o primeiro passo para "libertar" o console. Os primeiros documentos já estão circulando no GitHub e em sites especializados em hacking de consoles, como o PS Hacks.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTVTwitterFacebook e no TikTok.