Durante a Sony Corporate Strategy Meeting, o chefe da divisão Sony Interactive Entertainment John Kodera - responsável pelo setor de games da companhia - declarou que o PlayStation 4 entrou na fase final de seu ciclo de vida.

No evento, coberto pelo repórter do Wall Street Journal Takashi Mochizuki, Kodera indicou que embora isto deva afetar negativamente o desempenho da plataforma, serviços de assinatura como o PlayStation Plus podem ajudar na sua arrecadação.

Neste ano fiscal, a Sony estima que venderá 16 milhões de unidades do PS4, em relação aos 19 milhões do ano passado, o que indica que a empresa já se prepara para uma queda nos lucros e arrecadação relacionada a este setor de hardware nos próximos anos.

Mochizuki também escreveu o seguinte: “Chefe da SIE Kodera disse a analistas e investidores que o período até março de 2021 seria para o PlayStation ‘agachar um vez’ para crescer ainda mais no futuro.”

Isto pode indicar que a Sony tem planos de lançar um possível PlayStation 5 por volta desta época, embora o executivo não tenha deixado nada claro neste sentido.

Na reunião, Kodera também levantou a importância de títulos exclusivos, declarando que mais jogos estão a caminho das plataformas PlayStation, e que a estratégia da empresa inclui não só a criação de novas propriedades intelectuais, como também a elaboração de franquias e renovação de projetos antigos.

Kodera também disse que os números do PlayStation VR estão crescendo, mas o mercado está em expansão mais devagar do que se esperava. Já o serviço de TV PlayStation Vue está enfrentando competição “mais difícil do que esperado.”

Em abril, a Sony indicou que, desde seu lançamento em 2013, o PlayStation 4 vendeu 79 milhões de unidades.