Após o presidente Jair Bolsonaro reafirmar seus planos de diminuir impostos relacionados a jogos eletrônicos em suas redes sociais, a agência de notícias Reuters adquiriu uma minuta do Ministério da Economia analisando a proposta de redução de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os produtos.

A proposta dita que a alíquota de consoles e máquinas de videogame cairá de 50% para 40%, a de partes e acessórios dos consoles sem tela incorporada diminuirá de 40% para 32%, e a sobre game cards e máquinas de videogames com tela incorporada irá de 20% para 16%.

A minuta da equipe econômica indica que esta redução levará a uma perda de quase R$ 24 milhões em arrecadamento aos cofres públicos, podendo chegar a mais de R$ 50 milhões em 2021.

"Estima-se que o impacto na arrecadação com a medida ora proposta será de 1,94 milhão de reais por mês de redução das alíquotas, para o ano de 2019, de 23,80 milhões de reais, para o ano de 2020, e de 23,94 milhões de reais, para o ano de 2021", diz a minuta.

Não há informações divulgadas estas perdas poderiam ser compensadas com um aquecimento do mercado consumidor, derivado justamente pela diminuição dos impostos relacionados a estes dispositivos.

Como aponta a Reuters, atualmente o Brasil encontra-se em dificuldades fiscais, e recentemente reduziu a perspectiva do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que está previsto para 0,81%.