A Sony revelou nesta quarta-feira (01) a iniciativa PlayStation Indies, um dia dedicado ao anúncio de novos conteúdos de games independentes para o PlayStation 4 e PlayStation 5.

"Com a PlayStation Indies, esperamos destacar e apoiar os melhores entre os melhores dos jogos indie sendo publicados para PlayStation, e a comunidade indie como um todo", afirmou Shuhei Yoshida, líder do programa dentro da Sony, em um post no blog do PlayStation. "O nosso objetivo é tornar o PlayStation o melhor lugar para se desenvolver, encontrar e jogar ótimos jogos indie".

Ao longo de todo o dia, a Sony revelará novos conteúdos, trailers e detalhes sobre nove jogos independentes que estarão disponíveis em seus consoles.

Iremos atualizar essa nota conforme mais jogos forem revelados. Veja abaixo:

F.I.S.T: Forged In Shadow Torch

Jogo de ação e aventura dieselpunk, F.I.S.T: Forged In Shadow Torch estrela um coelhinho antropomórfico com um enorme punho de metal e combina elementos de plataforma e exploração.

O jogo se passa em um mundo onde os animais lutam contra uma invasão de máquinas, e promete um sistema de comnbate ao estilo arcade, com armas e combos únicos.

F.I.S.T: Forged In Shadow Torch chega "em breve" para o PlayStation 4.

Maquette

Maquette é descrito como uma história com quebra-cabeças espalhados por ela.

Conforme o jogador explora o "mundo recursivo do jogo", descobrirá memórias de um jovem casal apaixonado e terá que resolver puzzles usando o pensamento criativo.

"Maquette tem muito a oferecer emocionalmente, tanto nos puzzles quanto na história. Em primeiro lugar, a sensação de surpresa de alegria de explorar um mundo fisicamente impossível", escreve Hanford Lemoore, diretor criativo da Graceful Decay.

"Os puzzles e a realidade recursiva são cheios de momentos “a-há” e “nossa”, e a narrativa pede que faça uma jornada de amor, perda e aceitação. Juntos são uma mensagem de compreensão – no mundo físico, na mente e no coração", afirma.

Where the Heart Is

Where the Heart Is se descreve como uma aventura narrativa entre a verdade e a ficção, em que escolhas do jogador determinarão como a história progride – e terão impacto no futuro dos personagens.

"Parte de fazer escolhas que parecem tangíveis, como as que fazemos no dia-a-dia, é o senso de finalidade, de não poder voltar atrás", explica Todd Keller, diretor da Armature Studio.

"Neste game, as decisões, grandes e pequenas, vão acumulando com o tempo, e criam caminhos e resultados completamente diferentes para os personagens, e não será possível ver todos em um único jogo. Como na vida, o caminho que está trilhando pode não ter resoluções claras no início, mas quando mais o percorre, mais suas ações serão refletidas na história".

O jogo chega no final de 2020 para o PlayStation 4.

Creaks

Creaks se baseia no fenômeno conhecido como pareidolia, a tendência que humanos tem de "ver coisas" onde não há – como objetos ou rostos em nuvens, por exemplo.

A partir dessa ideia, o jogador deverá explorar um mundo desenhado a mão e enfrentar criaturas da escuridão usando a luz.

"Logo no início de Creaks, você encontrará algumas estranhas criaturas latindo nos corredores escuros de uma mansão. Mas será que são tão perigosas quando parecem? Tente prendê-las em um feixe de luz e olhe bem de perto", explica Radim Jurda, designer da Amnita Design.

"Pode descobrir que o que parecia perigoso é apenas uma simples mesa de enfeite. Transformar essas criaturas em objetos comuns é uma mecânica central do gameplay, além de alavancas, placas de pressão, e manipular o ambiente para vencer seus inimigos".

O jogo chega ainda este ano para o PlayStation 4.

Heavenly Bodies

Heavenly Bodies usa a gravidade como mecânica central do jogo, desafiando o jogador a manter uma estação espacial funcionando corretamente enquanto explora o local sem gravidade.

O jogador usará os botões analógicos esquedo e direito para controlar o cosmonauta protagonista do jogo, e botões R1 e L1 para chutar – e só combinando esses movimentos com pedaços do cenários que o personagem pode pelo local sem gravidade.

"Parece simples? Na teoria, sim. Na prática, não. Como humanos, nos acostumamos com a gravidade, e se quiser fazer seu dever como os heróis que vê na TV, terá que ter algumas lições de movimentação em gravidade zero", explica Alexander Perrin, diretor da 2pt Interactive.

Heavenly Bodies será lançado para PlayStation 5 e PlayStation 4.

Recompile

Desenvolvido pela Phigames, Recompile é um jogo de plataforma com temática hacker em que o jogador controla um vírus digital.

"Você joga como um vírus silencioso, tentando evitar ser deletado, conforme infiltra o mundo digital e virtual da Mainframe, para conseguir vontade própria e criar a primeira singularidade tecnológica. A humanidade depende disso, mas como você atinge este objetivo cabe à você", explica Phi Dinh, programador do estúdio.

Combinando mecânicas tradicionais de exploração e plataformas com uma narrativa dinâmica, Recompile terá elementos de exploração, combate e sobrevivência.

O jogo será lançado para PlayStation 5.

Carto

Carto é uma aventura com quebra-cabeças em que o jogador deverá conectar os pedaços que faltam de um mapa para descobrir mundos misteriosos e fazer novos amigos.

O jogo é uma parceria da Humble Games com o estúdio Sunhead Games e promete visuais incríveis e puzzles que envolvem cartografia – enquanto o jogador rearranja peças do mapa, verá o mundo mudar a sua volta.

"O espírito do jogo está na exploração das novas peças, e em aprender sobre as novas culturas. Embora as terras e os povos de Carto sejam fictícios, a experiência de conhecer novos lugares é real – a sensação de Maravilha ao ver um lugar tão diferente do seu próprio, aprender tradições diferentes da sua, e poder abraçar todas como incríveis de sua própria maneira", explica Michelle Anderson, gerente de marcas associadas da Humble Games. "Em sua jornada por Carto, poderá descobrir estes belos locais e conhecer pessoas, aprender sobre elas e sua cultura".

Carto será lançado para PlayStation 4.

Haven

Haven promete uma aventura cooperativa "tranquila" por um planeta misterioso, em que jogadores exploram o local enquanto acompanhando uma história de amor de um casal, Yu e Kay.

Segundo Emeric Thoa, diretor criativo da produtora de Haven, a ideia do jogo veio a partir da vontade de se criar uma obra relaxante e que não sobrecarregue o jogador com muitas mecânicas.

"Todo o design do jogo é feito para criar uma experiência tranquila. Queria que o jogo fosse leve. Mais leve que a maioria dos grandes jogos modernos que pedem para você lembrar de tantos detalhes", explica Emeric Thoa, diretor criativo da produtora de Haven.

Haven será lançado para PlayStation 4 e PlayStation 5.

Worms Rumble

Worms Rumble é o mais novo título da icônica série multiplayer Worms e o primeiro a oferecer ação em tempo real – ao invés do tradicional combate em turnos.

O game promete três modos de jogo diferentes e uma série de mundanças para acomodar o novo estilo de gameplay – incluindo minhocas mais rápidas.

O jogo terá multiplayer online para até 32 jogadores e promete crossplay entre plataformas.