Em uma sessão de perguntas e respostas com seus investidores, a Sony indicou que pode trabalhar com jogatina cross-gen no PlayStation 5, graças à retrocompatibilidade prometida para o console.

Em um exemplo bastante básico, seria possível jogar, em seu PS5, uma partida de FIFA contra seu amigo que possui um PlayStation 4. O mesmo valeria para outros jogos online, como Fortnite ou Call of Duty.

"Ter compatibilidade é algo positivo. Não apenas um jogo pode ser jogado no console da próxima geração, mas sim entre gerações - a comunidade pode curtir os jogos juntos... dar pontes para essa compatibilidade é uma função muita importante a se cumprir", afirmou John Kodera, vice-presidente executivo da Sony Corporation.

Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, também comentou sobre a retrocompatibilidade, afirmando que a comunidade gamer sempre teve um comportamento "tribal". Em sua opinião, fazer com que os gamers possam jogar títulos de PS4 no console de próxima geração é "um fator de sucesso crítico para nós - nós pensamos que é realmente importante".