Uma patente descoberta pelo YouTuber Skullzi e que foi registrada pela Sony indica que o próximo PlayStation pode ter um sistema que aprende com os hábitos do jogador. De acordo com as imagens do documento, essa funcionalidade pode modificar tanto a dificuldade de um game quanto os menus e avisos que aparecem na tela.

O exemplo dado na patente é a de uma partida de tênis, onde os avisos da tela se adaptam à habilidade de cada jogador, dando dicas de como melhorar sua performance. Isso também vale para ajustar os desafios presentes em um jogo - basicamente, o programa parece funcinonar como um assistente virtual melhorado.

Entretanto, nada confirma que veremos essa funcionalidade em um suposto PS5. A patente foi registrada já em 2016, e usa o design de um PlayStation 4 em suas imagens de demonstração; ainda assim, vale a pena aguardar por novidades.

Essa é a segunda patente referente à próxima geração da Sony que pipocou nos últimos meses. Antes dessa, um outro documento indicava que o próximo console teria retrocompatibilidade com toda a família PlayStation.