Uma nova patente revela um recurso interessante que pode estar a caminho do PlayStation. A tecnologia registrada pela Sony garante dificuldade de jogo adaptativa – em outras palavras, o modo de dificuldade é adaptado automaticamente de acordo com o perfil do jogador.

Notada em um primeiro momento pelo Insider Gaming, a patente tem como base algoritmos que ajustam o desafio proporcionado por cada jogo de acordo com a performance do jogador. 

Elden Ring
From Software

A patente descreve os algoritmos como “dinâmicos”, visto que oferecem uma experiência ininterrupta em que o jogo se adapta às habilidades e dificuldades dos jogadores, descartando a necessidade de alterar a dificuldade manualmente. O GameRant lembra que um recurso parecido está presente em MLB The Show.

No documento, a Sony elabora que, às vezes, há uma diferença muito grande entre níveis de dificuldade nos jogos – causando modos fáceis demais e modos difíceis demais. O intuito é, dessa forma, mitigar estas lacunas, tornando a dificuldade a mais adaptativa possível. 

Novo PlayStation 5
Sony

De fato, a tecnologia teria aplicações positivas no que tange a acessibilidade, além de oferecer alternativas para dificuldades consideradas excludentes pelos jogadores, como é o caso dos soulsborne da FromSoftware.

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Para aqueles que não querem alterações no desafio, porém, o mais possível é que a tecnologia em desenvolvimento para PlayStation possa ser desabilitada pelos jogadores.


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