Uma patente registrada pela Sony sugere, em algum nível, o possível retorno da retrocompatibilidade ao PlayStation.

O documento, registrado em 13 de fevereiro pela Sony Interactive Entertainment - a divisão de games da empresa -, e sob o nome de Mark Cerny, arquiteto-chefe do PlayStation 4, fala em "retrocompatibilidade de testes em software, em um modo que interrompe timing".

A descrição sugere um modo em que as unidades de processamento do hardware consigam operar em um modo de retrocompatibilidade, de modo que os programas desenvolvidos para um hardware mais antigo funcionem em um hardware mais novo de forma mais fiel.

Vale ressaltar que o registro de uma patente é apenas o primeiro passo para a implementação da função, o que pode levar tempo. Levando em conta o tempo de vida do PlayStation 4, não é exagero pensar que a retrocompatibilidade pode estar sendo planejada para futuros consoles da Sony.

A fabricante japonesa foi pioneira na retrocompatibilidade ao fazer, no início dos anos 2000, o PlayStation 2 rodar todos os jogos do PlayStation original. Na geração seguinte, as primeiras versões do PlayStation 3 também eram retrocompatíveis - basicamente, o PS3 continha o chip do PS2. Entretanto, para baratear os altos custos de produção do aparelho, o chip foi retirado de novas versões do console e, com isso, a função foi abandonada.

Na atual geração, a troca na arquitetura de processamento do PS4 em relação ao PS3 também deixou a retrocompatibilidade de fora do console da Sony. A fabricante têm abordado a questão com remasterizações de seus jogos antigos, como UnchartedGod of War III, o que levou fabricantes multiplataforma a seguirem o mesmo caminho.

Já nesta geração de consoles, a Sony viu a rival Microsoft ganhar terreno com a introdução da retrocompatibilidade do Xbox One com todos os seus antecessores. Com isso, quem já têm os jogos não precisa adquirí-los novamente, como acontece no PS4.

Por enquanto, a única funcionalidade que a Sony oferece neste sentido é uma gama limitada de jogos do PlayStation 2 no PS4, que podem ser comprados em versão digital.