Em resposta à uma extensa reportagem do site americano Kotaku sobre a cultura de crunch na Naughty Dog e a reta final de desenvolvimento de The Last of Us Part II, um antigo funcionário da empresa comentou no Twitter que, na opinião dele, boa parte do sucesso dos jogos do estúdio se deve aos "bolsos fundos da Sony financiando atrasos".

Ainda de acordo com Jonathan Cooper, que trabalhou na equipe de animação da Naughty Dog em The Last of Us Part II e Uncharted 4, uma equipe mais experiente de desenvolvedores já teria lançado o novo game um ano atrás.

Segundo Cooper, isso se deve pelo fato de que a cultura de trabalho da Naughty Dog desgasta tanto os funcionários que a rotatividade de empregados é grande, obrigando o estúdio a contratar uma grande quantidade de desenvolvedores com pouca experiência para dar conta do grande volume de trabalho - processo que seria mais eficiente com um time menor de pessoas com mais experiência na indústria, alega Cooper.

Entre outros detalhes, Cooper comenta também que para a demonstração exibida no último mês de setembro um colega dele no departamento de animação trabalhou tanto que chegou a ser hospitalizado.

Originalmente prometida para fevereiro, a segunda parte da aventura de Ellie foi adiada para o dia 29 de maio. Trazendo novas mecânicas como a de saltar e esquiva, o título promete uma evolução no gameplay em comparação ao primeiro game.

O título exclusivo de PlayStation 4 tem lançamento previsto para dia 29 de maio.

Crunch constante

A reportagem do Kotaku, escrita por Jason Schreier, relata em detalhes a cultura de trabalho da Naughty Dog, onde o crunch é algo praticamente institucionalizado.

Derivado de "Crunch Time", o termo faz referência à prática que leva a equipe, por determinado período do tempo, a trabalhar por muitas horas além do expediente normal para terminar o desenvolvimento de um projeto.

Entre as declarações destacadas no texto, há até uma do presidente do estúdio, Evan Wells, que em outubro de 2016 disse que todos os games da Naughty Dog têm crunch e que eles buscam contratar pessoas que se dediquem a isso por conta própria, "pessoas motivadas e apaixonadas que querem deixar sua marca na indústria".

Em resumo, o texto coleta diversas opiniões de pessoas que trabalharam recentemente na Naughty Dog que acreditam que The Last of Us Part II será um dos melhores games do estúdio, mas questionam o custo pessoal que isso vai cobrar.

  • Publicadora

    Sony

  • Desenvolvedora

    Naughty Dog

  • Gênero

    Ação

  • Plataformas

    PlayStation 4