Ainda que tenha sido exaltada como um "fator crítico de sucesso" para o PlayStation 5, a retrocompatibilidade de jogos antigos no console de próxima geração da Sony terá algumas limitações em termos de games que serão suportados – nominalmente, ela está limitada a jogos de PlayStation 4.

As limitações já haviam sido sugeridas pela própria Sony em uma apresentação técnica em março, realizada por de Mark Cerny, arquiteto de sistemas da Sony, em que apenas o suporte a "quase todos" os 100 títulos mais jogados de PlayStation 4 no PlayStation 5 foir confirmado – sem qualquer comentário adicional sobre jogos de gerações anteriores.

Não era totalmente claro, no entanto, se as gerações do PlayStation 3, PlayStation 2 e PlayStation haviam sido omitidas da apresentação ou se simplesmente não estavam contempladas na retrocompatibilidade do PlayStation 5.

Através de uma nova página de suporte sobre o tema, a questão acabou esclarecida pela Ubisoft Austrália, que detalhou alguns pontos sobre como o recurso funcionará no novo console da Sony – o mais importante sendo o reforço de que isso se limita aos jogos do PlayStation 4.

"A retrocompatibilidade estará disponível para títulos de PlayStation 4 suportados, mas não será possível para jogos de PlayStation 3, PlayStation 2 ou PlayStation", afirma o texto.

Há, no entanto, uma boa notícia: segundo a postagem da Ubisoft, a retrocompatibilidade também é válida para o crossplay entre jogadores do console atual e jogadores do PlayStation 5, o que significa que bases de jogadores não serão separadas em títulos multiplayer com a chegada do novo dispositivo.

[ATUALIZAÇÃO]: A página de suporte da Ubisoft foi atualizada removendo referências à falta de retrocompatibilidade para PlayStation, PS2 e PS3.