Após lançar um trailer mostrando os gráficos de NBA 2K21 rodando em um PlayStation 5, a 2K Games divulgou nesta quarta-feira (14) novos detalhes de jogabilidade do título em consoles de próxima geração.

Em uma postagem no blog do PlayStation, Mike Wang, diretor de gameplay de NBA 2K, afirmou que a movimentação na quadra foi o aspecto da jogabilidade que mais se beneficiou do salto para a próxima geração do jogo em novos consoles.

"A movimentação é a base para um bom game de basquete. Quando esta base não é sólida, vários aspectos do game desmoronam. Usamos vários recursos para melhorar a locomoção com e sem a bola, e estou feliz com o resultado do primeiro título das cestas 2K na nova geração", escreveu.

Essa movimentação inclui uma série de novos elementos de gameplay que foram reconstruídos do zero ou "bastante atualizados", como movimento de drible e movimentos de proteger e passar a bola.

Melhorias também foram feitas na movimentação de jogadores da defesa, incluindo no trajeto dos modelos em quadra, e na estabilidade e tempo de resposta. O mesmo vale para a precisão dos passos de jogadores.

"Os nossos engenheiros reescreveram a nossa tecnologia de movimentação dos pés do zero, o que levou a um dos saltos gráficos mais perceptíveis quando você compara o jogo para a geração atual com o da próxima geração", afirmou Wang.

"Os jogadores agora tomam passos processuais em vez de escorregarem nos pés quando precisam fazer micro ajustes. Adoro ver o movimento correto do pés quando os jogadores estão fazendo cortes, acelerando, parando, ou mesmo quando estão apenas em pé fazendo movimentos sutis sem sair do lugar. É mais um passo em frente para o 2K, em direção ao esporte real", continuou.

A publisher detalhou ainda alguns dos novos recursos do jogo que estarão na versão de PlayStation 5 de NBA 2K21 – em especial, por conta da chegada do novo controle DualSense do console.

Isso inclui o uso dos gatilhos adaptáveis do controle para transmitir energia/fadiga aos jogadores. "Conforme se move pela quadra, você sentirá mais e mais resistência no gatilho de corrida, conforme a energia de seu jogador diminui", explicou o diretor.

"Também usamos resistência adaptável no pós jogo. Jogadores fortes no pós-jogo sentirão pouca resistência no L2 quanto enfrentar oponentes mais fracos, mas você terá que usar mais força para pressionar o L2 no caso oposto. É bem interessante e ajuda na imersão da experiência de estar em uma quadra de basquete", detalhou.

O mesmo vale para a resposta tátil do controle, que será usado para acentuar os sistema de colisão do jogo. Na prática, qualquer situação na qual jogadores fazem contato, o controle vibrará em diferentes intensidades para informar o jogador do que está acontecendo em quadra – para, assim, sentir a diferença entre uma raspada de leve e uma colisão direta.

NBA 2K21 já está disponível para PlayStation 4 e Xbox One, mas será lançado em novembro para os consoles de próxima geração.

O título desembarca no Xbox Series X/S em 10 de novembro, e em 12 de novembro para o PlayStation 5 nos Estados Unidos, Japão, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul. No restante do mundo, NBA 2K21 chega ao PlayStation 5 em 19 de novembro.