Eidos Montréal e Marvel Games anunciaram, neste domingo (13), Marvel’s Guardians of the Galaxy, jogo dos Guardiões da Galáxia. A formação será exatamente a mesma dos filmes, portanto, Senhor das Estrelas, Groot, Gamora, Rocket Raccoon e Drax são os personagens principais.

Durante toda a campanha, o jogador controlará somente Peter Quill (Senhor das Estrelas). Os demais personagens apenas receberão comandos ao longo das batalhas. Assim, é possível criar combos mais poderosos, por exemplo, mas nunca assumir o controle direto.   

A história é completamente original. Não se trata de uma adaptação dos filmes ou quaisquer quadrinhos do grupo. No início do jogo, os Guardiões da Galáxia estão juntos há cerca de um ano — tempo o bastante para que se conheçam, mas não para que confiem tanto assim uns nos outros. 

Embora não adapte diretamente histórias existentes, o tom de Marvel’s Guardians of the Galaxy, nitidamente, se aproxima bastante do que vemos nos filmes. Eles estão sempre fazendo piadas, ouvindo músicas dos anos 1980 e tirando sarro um do outro. O trailer ao som de “Holding Out For A Hero”, de Bonnie Tyler, deve ter deixado isso bem claro.

Além dos Guardiões de sempre, Mantis estará no jogo. No lado dos vilões, Lady Hellbender foi revelada como uma das antagonistas, que os heróis enfrentarão no planeta Seknarf Nine, conforme demonstrado na apresentação da Square Enix na E3 2021.

Bill Rosemann, vice-presidente da Marvel Games, disse que queria um time não tão apelão, que fizesse o jogador se perguntar como eles sobreviveriam. Resta saber quais outros inimigos eles terão de enfrentar.

Gameplay

Embora apenas Quill seja jogável, ele nunca estará sozinho. Os demais Guardiões da Galáxia o acompanharão nas missões e poderemos dar alguns comandos de combate para todos eles. A não ser que eles se recusem a ajudar, é claro — existe essa possibilidade. 

Além da ação, que é exatamente o que você provavelmente já esperava de um jogo de aventura com heróis da Marvel em terceira pessoa, existirá um sistema de decisões em Marvel’s Guardians of the Galaxy. 

Como Peter Quill, o autoproclamado líder do grupo, o jogador terá de escolher quem ouvir antes das missões. Portanto, se Gamora e Drax estiverem discutindo, por exemplo, caberá a Quill intervir e decidir como a equipe vai prosseguir. 

A questão é: se um dos integrantes do grupo não gostar da decisão, ele pode se recusar a ajudar o jogador em determinadas sessões. Logo, se você deixou Rocket Raccoon chateado, ele pode se recusar a seguir as ordens de Quill em batalha ou não aceitar algo em uma cutscene futura, o que levará a um caminho diferente para o cumprimento da missão. A história, entretanto, é linear (não espere por múltiplos finais ou algo do tipo).  

O loop do jogo parece ser algo relativamente comum em jogos de aventura. Existe uma cena cinematográfica que leva os personagens do ponto A ao ponto B e, uma vez no lugar certo, é necessário controlar os personagens em amplos cenários com inimigos e chefões. 

O Senhor das Estrelas terá uma série de habilidades, um especial que o torna mais poderoso e faz com que uma música comece a tocar durante o combate e golpes fracos/fortes, como já era de se esperar. 

Os inimigos poderão variar entre personagens icônicos da Marvel e criaturas originais criadas apenas para o jogo, assim como os planetas (alguns serão do universo original dos personagens e outros serão originais). 

As cenas de gameplay destacam ainda objetos dos cenários com os quais podemos interagir e outros detalhes de Quill, como a possibilidade de paralisar inimigos usando eletricidade. Há também as clássicas cenas em que os personagens caem em um túnel e é preciso controlá-los para desviar de pedras e outros objetos.  

Marvel's Guardians of the Galaxy será lançado em 26 de outubro para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC.