Parece que The Last of Us: Parte II não vai ter o tom sombrio sugerido pelos primeiros trailers durante toda a aventura: em painel durante o DICE Summit, evento para desenvolvedores de games realizado em Las Vegas, o diretor do jogo, Neil Druckmann, disse que o seriado cômico The End of the F***ing World tem sido inspiração para o game.

"Tem uma série da Netflix chamada The End of the F***ing World, muito bem escrita, interpretada e excêntrica, que tem sido muito inspiradora para algumas coisas que estamos fazendo no jogo, especialmente na parte de diálogos", disse ele, conforme relata reportagem do IGN americano.

Falando sobre o primeiro The Last of Us, Druckmann disse que uma forte inspiração para o game foi o filme Filhos da Esperança, de 2006, dirigido por Alfonso Cuarón.

Em outra anedota sobre o início da série, Druckmann relembrou que tudo começou como uma ideia para um jogo de zumbi que ele apresentou ao diretor George Romero, responsável pelo clássico A Noite dos Mortos Vivos.

A história mostraria um policial com problemas cardíacos responsável por cuidar de uma criança. Porém, quando ele passasse e ficasse vulnerável caberia à garota cuidar do policial. Romero recusou o projeto, mas eventualmente a ideia cresceu e virou The Last of Us.

Por fim, o diretor da Naughty Dog falou sobre um dos momentos mais curiosos de Uncharted 4: a cena em que Nathan Drake e Elena jogam o primeiro Crash Bandicoot.

Tudo nasceu com a ideia de uma cena de dança com o casal, mas que nunca deu muito certo. A equipe de produção decidiu então colocar os dois jogando videogame, justamente o primeiro Crash, um dos primeiros títulos de sucesso da Naughty Dog.

À época, ainda era dúvida se a Sony conseguiria com a Activision os direitos para fazer isso acontecer, mas a equipe de desenvolvimento continou trabalhando na sequência. A aprovação acabou chegando bem perto do final da produção e, claro, deu tempo de entrar no jogo.

The Last of Us: Parte II foi anunciado no fim de 2016 e será lançado para PlayStation 4, ainda sem data definida. O jogo será mostrado na E3 2018, em junho.