A Kojima Productions se posicionou oficialmente nesta quarta-feira (24) sobre um rumor veículado pelo site francês Gameblog sobre o suposto desenvolvimento "secreto" de P.T., teaser jogável do cancelado Silent Hills.

Em uma mensagem postada na conta oficial do estúdio, Jay Boor, diretor de comunicações da Kojima Productions, afirmou que a empresa não costuma comentar "rumores ou especulações", mas que o conteúdo "categoricamente falso". Veja abaixo:

No artigo, a publicação indicou que P.T. teria sido desenvolvido por um pequeno time secreto durante a produção de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e sem o conhecimento da pessoas em cargos-chave da Konami.

O episódio teria sido a gota d'água no relacionamento entre Hideo Kojima e a publisher japonesa, e um dos motivos por trás da demissão do diretor da comapnhia – que só teria descoberto sobre a existência do projeto durante a Gamescom 2014.

P.T., ou "Playable Teaser", foi originalmente revelado na conferência de imprensa da Sony na Gamescom 2014, quando foi descrito como um projeto de um estúdio de fachada, apelidado 7780s Studio – que, na realidade, era a própria Kojima Productions.

Ao lado de Metal Gear Solid V, o projeto seria um dos últimos de Kojima dentro da Konami, que confirmou o cancelamento de Silent Hills em abril de 2015. Logo depois, P.T. seria removido permanentemente da PSN, onde estava disponível para download até então, e Kojima deixaria a empresa em dezembro.