Depois de tanto suspense e longos períodos sem receber quase nenhuma informação, Marvel’s Avengers finalmente foi revelado completamente na E3 2019, trazendo uma história completamente nova para os heróis. O game chegará para PlayStation 4, Xbox One, PC e Stadia no dia 15 de maio, sendo mais um título para o recheado primeiro semestre de 2020.

A história do jogo começa com o A-Day, dia especial para homenagear os Vingadores. Graças a um ataque surpresa de Taskmaster, entretanto, a comemoração acaba se tornando uma catástrofe que tira a vida do Capitão América e deixa São Francisco em ruínas.

O tempo se passa e a proteção civil passa a ser feita por outra instituição, a AIM, que confia em seus robôs para garantir o bem estar da população. Como é de se esperar, os Vingadores irão voltar à ativa, e está nas mãos da jovem Kamala Khan, a Ms. Marvel, reunir os heróis.

Khan é apenas uma adolescente que viu de perto os eventos do A-Day - aliás, é bem provável que ela tenha conseguido seus poderes nesse dia. Fã dos Vingadores, ela parte em uma jornada para provar que seus ídolos não são responsáveis por destruir São Francisco.

Gameplay variado

Um dos primeiros desafios de Marvel’s Avengers é convencer com seu gameplay. Por enquanto, Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra, Thor e Kamala Khan já foram confirmados como personagens jogáveis. Para que o game realmente conquiste os fãs, é necessário que cada herói tenha jogabilidade única, transmitindo os poderes daquele personagem para o controle.

Assistindo ao gameplay de 18 minutos divulgado pela Marvel, é possível ver os cinco Vingadores em ação por um tempo considerável e identificar algumas das características principais de cada um deles.

Thor possui toda a envelopagem de Kratos no último God of War. O Mjolnir, seu martelo, será utilizado tanto para o combate à curta distância quanto para ser arremessado nos inimigos, lembrando muito as aventuras nórdicas do Deus da Guerra. A questão é se meter porrada como o Deus do Trovão será tão prazeroso quanto é decepar inimigos no Jogo do Ano de 2018.

Na rabeira, Capitão América também arremessa seu escudo e pode utilizar seus punhos. Hulk, Viúva Negra e Ms. Marvel apelam mais para a curta distância, cada um a seu estilo; a ex-agente da S.H.I.E.L.D. até possui um par de pistolas, mas elas não parecem tão poderosas. Tony Stark, por outro lado, parece usar apenas a longa distância com seus repulsores.

Muitos itens, muita customização

Cada Vingador poderá ser customizado intensamente, com diferentes itens que serão adquiridos conforme se avança no jogo. Por toda a interface do menu mostrado para as personalizações, é seguro afirmar que ela não será tão simples como a de Marvel’s Spider-Man, mas se aproximará de algo como Destiny.

Além disso, haverá uma grande variedade de skins para os protagonistas: designs inspirados nos próprios quadrinhos e alguns trajes exclusivos farão parte do game. Infelizmente para alguns, as famigeradas microtransações estarão presentes em Marvel’s Avengers, e serão necessárias para adquirir alguns desses itens cosméticos.

Colocando tudo isso na mesa, não é nenhum exagero dizer que o jogo dos Vingadores parece muito mais próximo do modelo de “jogo como serviço” - tal qual Destiny ou The Division - do que uma aventura mais tradicional, o que nos leva a uma grande questão…

E a história?

A ambientação do A-Day e as vontades de Kamala Khan já estão bem claras como as condutoras do enredo de Marvel’s Avengers. O que vem depois disso, entretanto, ainda é bastante incerto.

A apresentação da AIM não é suficiente para resolver perguntas como: “por que os Vingadores precisam voltar?”, “Quem eles estão enfrentando?” e “Qual é o objetivo do jogo?”. Os trailers mencionam apenas várias missões que os jogadores terão de fazer para salvar o mundo, seja no single-player ou no modo cooperativo.

Não seria tão surpreendente se a narrativa de Marvel’s Avengers fosse secundária, com suas missões se aprofundando pouco no setup do A-Day e focando mais em espancar inimigos e customizar os heróis. Pensando que o jogo é inspirado em quadrinhos que, vejam só, possuem enredo como sua principal força, é bem possível que vários fãs se decepcionem.

Ainda assim, há razões para acreditar em uma boa história no jogo dos Vingadores. Todos os cinco heróis originais receberam quadrinhos contando um pouco de sua história antes do A-Day, mostrando que os responsáveis pelo game se preocupam um pouco com a essência do grupo de heróis.

Desenvolvido pela Crystal Dynamics, a mesma da nova trilogia de Tomb Raider, Marvel’s Avengers está ao lado de Cyberpunk 2077, Final Fantasy VII Remake e tantos outros games incríveis que o primeiro semestre de 2020 nos reserva. Em 15 de maio, saberemos se os heróis da Casa das Ideias valeram tanta expectativa.