Com o lançamento de Returnal no PlayStation 5 tivemos a união dos gêneros rogue-like e o “bullet-hell” (inferno de balas), este último popularizado pelos famosos “jogos de navinha”. O gênero também ganhou recentemente um representante mais tradicional com o R-Type Final 2, lançado para consoles e PC.

Nos computadores, além de ter um leque bem mais extenso de opções do que nos consoles, também tem a vantagem de serem mais acessíveis com relação aos preços. Ainda mais quando tem as épocas de eventos com promoções de títulos (por exemplo no Natal e em eventos especiais) quando boa parte das produtoras e desenvolvedores independentes participam das ofertas.

Esta seleção traz jogos com uma temática mais moderna e também futurista. 

R-Type Final 2

R-Type 2 Final

Lançado recentemente para consoles e PC, R-Type 2 Final traz um visual bem agradável, colorido e orgânico. Você pode escolher uma das 3 naves, todas elas com habilidades distintas no orbe no qual tem acesso. Este orbe é indestrutível, mas a sua nave não: basta um único toque e o jogador retorna para o checkpoint mais recente do estágio.

Na dificuldade normal essa mecânica é impiedosa, e não se pode errar em nenhum momento. Em dificuldades mais fáceis há uma quantidade maior de “Continues” (que lembra bastante os jogos clássicos), onde o jogador pode trocar de nave. Dependendo da nave escolhida um trecho ou chefe pode ficar mais fácil de completar.

Um detalhe que achei bem interessante na progressão nos cenários são os efeitos de “mudança de local” que você percebe. Você faz uma “curva” e percebe o mapa rotacionando e quando olha no cantinho da tela vê outro ângulo do corredor onde você estava anteriormente. Um detalhe bem legal da parte visual do R-Type.

Divulgação

Resogun

Resogun

Antes de Returnal, a Housemarque desenvolveu diversos jogos do gênero shmup, como o Super Stardust, Nex Machina - que apesar de ter um pedigree de “chuva de balas”, você não controla uma nave - e, é claro, Resogun, de 2013.

Um dos primeiros jogos para o PS4, aqui temos o jogador precisando resgatar médicos que estão prestes a morrer nas cápsulas, bastando destruir os inimigos.

Mesmo anos depois de seu lançamento no PS4, o game ainda impressiona com a enorme quantidade de detalhes na tela. A ação é constante, o jogador tem de prestar sempre atenção em resgatar os médicos e levar eles para as áreas de extração. Se não for rápido o médico acaba morrendo.

Divulgação

Ikaruga

Ikaruga

Um dos mais conhecidos dos fãs do gênero, Ikaruga foi lançado inicialmente no Dramcast e depois foi ganhando versões em outras plataformas com o passar dos anos. Aqui temos uma mecânica incrível de polaridade, com 2 tipos de tiros: brancos ou pretos. A cor da nave influencia se ela tomará dano ou não de um dos 2 tipos de tiro e com isso o jogador tem de alternar a polaridade a todo o momento.

O jogador pode setar para ter continues e mais vidas na nave, deixando a progressão mais acessível, mas não irá gravar replay. Além dessa opção, também tem 3 níveis de dificuldade: um fácil, onde os inimigos não repelem os tiros, a normal, onde os inimigos da mesma polaridade repelem os tiros, e uma difícil, onde eles sempre vão repetir os tiros.

Ikaruga é um dos jogos mais "hardcore" da lista e um dos mais aclamados.

Divulgação

Raiden V

Raiden V

Raiden V é bullet hell com uma ótima trilha sonora e um dos mais “acessíveis” do gênero. Aqui o jogador controla uma nave com um escudo com uma porcentagem de resistência, e só é possível falhar quando ela chegar a zero (e com isso é exibido a tela de “Continue”)

Similar aos jogos do gênero bullet-hell, aqui os confrontos ficam altamente caóticos. Desviar dos tiros dos inimigos requer muita precisão.

É possível finalizar a história em torno de 1 hora e meia/2 horas, mas o game tem um fator replay de escolher um estágio e tentar ir para um local que você ainda não tinha ido. Outro ponto a favor é a trilha sonora, uma das melhores dessa lista.

Divulgação

Söldner-X 2: Final Prototype Definitive Edition

Söldner-X 2: Final Prototype

A série Soldner-X apareceu inicialmente no PlayStation 3, com o Söldner-X: Himmelsstürmer. Na época, ele foi um dos primeiros representantes do gênero e muitos fãs gostaram bastante. Depois disso tivemos o Final Prototype no PS3, que ganhou uma versão para PS4 apenas neste ano.

Considero o jogo bem acessível (fácil de jogar e difícil de dominar) e dá pra escolher o estágio. Então não é tão necessário fazer uma progressão sem parar do início ao fim, já que retornando depois já libera diversos power ups no início da fase.

Além disso, o game tem diversos desafios extras - que liberam desde armas, troféus e créditos extras - e coletar as “chaves secretas” ao derrotar inimigos específicos ajuda a liberar fases secretas.

Uma boa opção para quem quer começar no gênero.

Divulgação

Sky Force Reloaded

Sky Force Reloaded

Aqui temos um shmup difícil, mas que vai ficando mais “acessível” com o passar do tempo. Diferente de outros jogos do gênero, que exigem muito mais da habilidade no desvio de balas e confrontos, aqui o jogador ganha estrelas na fase e usa elas para adquirir melhorias para a sua nave.

Habilidades desbloqueáveis incluem desde ter tiros mais potentes, um canhão lateral, magnetismo (para atrair as estrelas durante as fases), aguentar mais dano e outros equipamentos. O jogador pode testar uma versão gratuita para smartphones, mas eu recomendo comprar nos PCs/consoles pois, além da tela maior, a evolução é mais fluida e rápida.

Contudo, por mais que a evolução da sua nave seja mais rápida na versão paga, a progressão é relativamente lenta. Dependendo de sua habilidade você até consegue avançar rapidamente, mas chega uma hora que para destravar novos estágios é necessário conseguir medalhas (por exemplo salvar todas as pessoas ou eliminar 70% de todos os inimigos de um estágio) e aí o fator replay entra na progressão: você acaba revisitando a mesma fase várias vezes.

Com mais fases revisitadas, mais estrelas adquiridas que o jogador usa pra melhorar a nave. E assim os estágios anteriores ficam de certa forma mais acessíveis.

Divulgação