Antes de Star Wars Jedi: Fallen Order, a Visceral Games, desenvolvedora da série Dead Space, já trabalhava em um game single-player de Guerra nas Estrelas. O Projeto Ragtag, que já foi cancelado pela EA, ganhou mais detalhes em entrevista de seu produtor Zach Mumbach ao MinnMax Show.

De acordo com Mumbach, a EA praticamente ignorou a especialidade da Visceral em single-players de terceira pessoa e os colocou como responsáveis por Battlefield Hardline: "Nós tínhamos muitas pessoas que eram experts em narrativas single-player e essas pessoas saíram. E tudo bem - algumas delas foram para a Crystal Dynamics e trabalharam no jogo dos Vingadores. Esse tipo de coisa acontece".

"Então, nós contratamos um monte de experts em shooters de primeira pessoa para nos ajudar com Hardline", ele prossegue. O problema é que, depois de Hardline, a EA voltou a pedir que o estúdio desenvolvesse um game focado no single-player - dessa vez, o projeto Ragtag.

"Quem está fazendo esse plano? Não há plano, obviamente. Nós eramos experts nesse gênero há dois anos e então refizemos nosso estúdio. Foi difícil. E nós conseguimos. E aí foi tipo 'voltem para o que vocês faziam antes'. E nós pensamos 'bom, os caras que eram bons no que fazíamos antes já saíram'", prossegue o ex-produtor.

Apesar das dificuldades, Mumbach tinha altas esperanças para Ragtag, dizendo que ele seria o melhor jogo de Star Wars já feito: "Nós tínhamos muito gameplay que as pessoas não chegaram a ver. Nós tínhamos fases que não estavam pronta mas estavam quase. Nós tínhamos uma cena que estava praticamente pronta - nós estávamos colocando os últimos toques quando o estúdio foi desligado".

"Era esse momento louco com um AT-ST. Você estava a pé correndo dele e ele tentava te perseguir, mas você era mais ágil, escorregando pelos corredores, rolando e usando toda a destruição da Frostbite... Você pensaria 'oh, isso é como Star Wars Uncharted", completa Mumbach.

Um curtíssimo trecho de gameplay chegou a ser divulgado, mas quase não mostrava as possibilidades do jogo. Ele pode ser conferido neste vídeo, após a marca de 3:55.

Infelizmente, o projeto Ragtag nunca deve ver a luz do dia, visto que a Visceral Games foi extinta em 2017; depois disso Ragtag teria sido repaginado e delegado a um time de desenvolvimento da EA Vancouver, mas nunca mais recebeu notícias. Ao menos, os fãs de single-player puderam aproveitar Jedi: Fallen Order, lançado em 2019 e que teve boa recepção geral; clique aqui para ler nosso Review.