Considerando o trabalho da From Software nesses últimos anos, eu já esperava que Sekiro: Shadows Die Twice fosse difícil. O que não esperava era o quão diferente ele seria dos games recentes do estúdio.

Testei o jogo por uma hora e meia durante a Brasil Game Show 2018, e a primeira impressão é a de um jogo rápido e mais aberto a diferentes abordagens de ataque, que vão do agressivo ao furtivo.

Quem chegar a Sekiro com a experiência de Dark Souls perceberá um jogo em que esquiva e movimentos coordenados ainda são importantes, mas há espaço para ser mais agressivo e ágil - mais ainda do que em Bloodborne.

O jogo conta com diversas situações em que o oponente fica aberto a um golpe fatal, como uma luz vermelha no corpo do oponente indicando o momento de atacar.

Logo no começo do teste, somos colocados diante de um samurai enorme e protegido por uma armadura. Fui jogando com a mesma precaução comum aos inimigos em jogos da From: manter distância, aguardar uma abertura e avançar.

Mas essa estratégia não era a mais efetiva, já que o oponente tomava pouco dano e se recuperava rapidamente, até que consegui defletir um dos ataques do samurai. Uma luz vermelha brilhou no peito do oponente, sinalizando um golpe que tirou metade de sua barra de vida.

Divulgação/From Software

Essa passagem mostra que um dos grandes desafios é abrir a guarda do inimigo para esse tipo de ataque. Ler os movimentos do inimigo continua essencial, mas agora é preciso saber qual tipo de ataque o inimigo fará e qual a melhor maneira de contra-atacar.

O protagonista de Sekiro é capaz de se desviar, de pular, defender, defletir os golpes do inimigo com um aparo, e até mesmo usar tipos de diferentes de golpe com seu braço mecânico, em recursos que vão de shurikens a um machado.

Ainda falando de diferentes recursos, Sekiro dá também muitas chances de resolver tudo na furtividade. Em cenários com vários inimigos, muitos podiam ser derrotados sorrateiramente. A lógica era a mesma: uma luz vermelha indica o momento de desferir o golpe fatal.

Divulgação/From Software

A agilidade maior de Sekiro, que inclui pulos e o uso de um gancho na locomoção, também dá um ar de novidade à fórmula From Software. Vale notar aqui a colher de chá que o estúdio da a quem não acerta pulos: você “renasce” no ponto de onde pulou, em vez de voltar até um checkpoint.

Sekiro: Shadows Die Twice chega em 2019 para PlayStation 4, Xbox One e PC.