A série Pro Evolution Soccer perdeu a cobiçada licença da UEFA Champions League, mas não se deixa abalar. A demonstração de PES 2019 que testamos durante a E3 mostra que a franquia de futebol da Konami continua em plena evolução e que, quando o assunto é o futebol jogado nos gramados, ainda oferece um grande espetáculo.

Uma série de pequenos ajustes em relação à edição do ano anterior deixam as partidas mais fluidas e disputadas. O sistema de marcação, por exemplo, oferece muito mais controle, permitindo se adiantar a jogadas e interceptar passes e lançamentos com mais facilidade e naturalidade do que no passado.

O tal sistema de fadiga também parece começar a mostrar a que veio. O efeito do cansaço no jogador agora não é apenas velocidade e outros atributos reduzidos. Um atleta cansado pode simplesmente parar sem fôlego no meio do campo e não voltar para marcar quem devia, abrindo espaços na marcação. É importante ficar ligado para não cansar demais os atletas e trocar quem estiver nas últimas.

Falando em substituições, PES 2019 aprimora o sistema de trocas no meio da partida criado por FIFA. Durante as animações que rolam na partida, é possível apertar um botão para abrir uma janelinha no canto da tela e escolher quem vai sair e quem entra no lugar. Você não fica restrito apenas às sugestões do game.

Entre outros ajustes finos, fica a impressão de que passes e domínios de bola estão mais ligeiros, o que ajuda a armar jogadas mais rápido. De qualquer forma, trata-se de um jogo fácil de pegar para jogar a qualquer momento e se divertir criando tantas jogadas.

Quanto aos gráficos, o sistema de iluminação é um destaque impressionante, especialmente em partidas durante o dia. Os efeitos de luz são todos muito naturais e verossímeis, ajudando a dar realismo ao game.

PES 2019 segue o exemplo dos últimos episódios e oferece uma jogabilidade muito mais simples de sair jogando do que FIFA, mas sem deixar de ter uma bem vinda profundidade, tão bem explorada no cenário competitivo.

O game de futebol da Konami já tem data marcada para chegar: dia 28 de agosto, em versões para PlayStation 4, Xbox One e PC.

E3 2018 acontece de 12 a 14 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e as conferências pré-E3 já começam no dia 9. O The Enemy faz cobertura completa do evento, com transmissões ao vivo e impressões dos principais games, em texto e vídeo.

O The Enemy também integra o Game Critics Awards, júri que elege os principais games da feira.