Quando o estúdio Camouflaj anunciou um jogo do Homem de Ferro no programa State of Play da Sony, as expectativas do público sobre o título logo baixaram quando foi revelado que o game seria voltado para realidade virtual.

Na ocasião, a companhia revelou o game Marvel’s Iron Man VR através de um teaser trailer e, desde então, pouco se ouviu falar sobre o jogo exclusivo de PlayStation VR. Mas eis que a Sony levou o título para os brasileiros testarem em primeira mão como é ser o Homem de Ferro, na Game XP 2019.

Até então, o game só havia sido testado pela imprensa especializada em eventos fechados e, mais recentemente, o game esteve presente na San Diego Comic-Con onde o público pôde experimentá-lo pela primeira vez.

Agora é a vez do Brasil e, após testar Marvel’s Iron Man VR, posso dizer com tranquilidade que o game realmente passa a sensação de estar na pele (ou na armadura, se preferir) de Tony Stark quando ele encarna seu alter ego, o Homem de Ferro.

Como se joga?

Para jogar Marvel’s Iron Man VR, é necessário usar o headset de realidade virtual da Sony, fones de ouvido de preferência do usuário conectados ao gadget e, por fim um par de controles com sensores de movimento, PlayStation Move.

Marvel's Iron Man VR
Sony/Reprodução

Como o game simula a experiência de estar dentro da armadura de ferro, a pessoa passará boa parte flutuando enquanto estiver jogando. O visor que aparece diante dos olhos, inclusive, é o mesmo do Tony Stark nos mais recentes filmes da Marvel. Além disso, a assistente virtual F.R.I.D.A.Y. também auxilia durante toda a demonstração.

Vale apontar que, embora Marvel’s Iron Man VR exija o Move, o jogador ainda assim precisa usar seu próprio corpo para movimentar a armadura de ferro de diferentes formas - vamos explicar melhor como funciona isso, logo abaixo. 

Sincronizando equipamento e movimentação

A demonstração começa ensinando os controles básicos: o jogador precisa segurar os dois Move e apontá-los na direção contrária à que deseja se mover. Ou seja: se a pessoa quiser voar para frente, basta colocar as mãos para trás e segurar o gatilhos (botão Trigger, na parte traseira dos sensores de movimento).

Se quiser voar para cima, basta apontar as palmas das mãos para baixo e, novamente, segurar os gatilhos do Move. Ou seja, a direção dos braços ajuda a rotacionar melhor a armadura no ar, enquanto os botões Trigger dos controles ativam os jatos propulsores quando apertados (ou segurados).

A cereja do bolo fica, porém, na movimentação da cabeça do jogador, já que movê-la para cima ou para baixo também faz toda a diferença enquanto Tony Stark está voando. Explicando melhor: ao olhar para cima, a armadura sobe e, ao direcionar o rosto para baixo, o Homem de Ferro desce.

Pode parecer pequeno, mas este movimento simples faz toda a diferença na imersão da experiência. Além disso, é recomendado ter um bom espaço enquanto se jogar Marvel’s Iron Man VR. Eu mesma me senti tão dentro do jogo que girei o corpo diversas vezes e, por tabela, me enrolei em toda a fiação do PlayStation VR.

Marvel's Iron Man VR
Sony/Reprodução

Não existe exploração sem a palavra ação

Contudo, embora seja muito imersivo e intenso planar por aí na armadura do Homem de Ferro quando se explora e deslumbra os cenários; a demonstração não se vale apenas pela livre movimentação: também existe um pouco de ação em toda essa mistura.

Isso porque a demonstração que eu testei colocava Tony Stark em uma simulação de treinamento, então eventualmente aparecem alvos para o jogador destruir com os raios de energia que saem das mãos da armadura. Para ativar esse comando, basta mirar movendo a mão na direção em que se quer disparar, e apertar o botão Move (o maior, com o símbolo do controle).

Também é possível tomar impulso, apertando duas vezes o gatilho bem rapidamente e, claro, intercalar o uso dos dois controles Move ao mesmo tempo, utilizando apenas um para voar (mantendo o gatilho traseiro apertado) enquanto o outro serve exclusivamente para disparar os raios de energia.

Socar também está entre os movimentos que aprendi enquanto testei Marvel's Iron Man VR. Mais perto do fim da demonstração, foi preciso destruir alguns obstáculos na simulação de treinamento, mas estes em específicos só eram quebrados quando eu imitava o movimento de um soco no ar, fazendo com que Tony Stark desferisse um golpe.

Só vem!

Marvel's Iron Man VR
Sony/Reprodução

O game parece ainda recheado de referências. Além da assistente virtual de Tony Stark, é ainda possível ver sua residência em Malibu e, na própria demonstração que testei, o super-herói referencia Pepper Potts em determinado momento - mas ela não apareceu.

Sabe-se ainda que a vilã será uma figura clássica das histórias do Homem de Ferro: a Fantasma; e que o título mostrará uma história original. Por fim, segundo uma publicação do PlayStation Blog, o game também poderá oferecer opções para personalizar a armadura do Homem de Ferro.

O resultado de toda essa movimentada experiência em realidade virtual é bastante imersiva. Pessoalmente, não recomendo que pessoas com vertigem ou qualquer outra sensibilidade do gênero testem o jogo, pois a imersão realmente pode causar um mal estar temporário.

Ainda assim, o lado bom é que você vai se sentir, mesmo que por um curto período de tempo, como Tony Stark dentro da armadura de ferro. Além de elevar a capacidade da tecnologia de realidade virtual ao que ela é realmente capaz, a sensação é nada menos do que empoderada e libertadora. Que venha Marvel’s Iron Man VR!