
Reprodução/Sony
Jogadores de PS5 poderão gravar chats de voz e enviá-los para moderação
Recurso estarão disponível na próxima geração, mas deve impactar também jogadores do PlayStation 4
Lançada nesta quarta-feira (14), a atualização de software 8.0 do PlayStation 4 trouxe uma série de mudanças ao sistema, incluindo novas interfaces de grupos e mensagens, novos avatares e um sistema mais simples para controle parental.
Alguns usuários do dispositivo, no entanto, notaram outro detalhe que trouxe algum estranhamento: uma nova notificação sendo exibida pelo sistema e indicando que conversas no chat de voz do PlayStation 4 poderiam ser gravadas para moderação.
Em um primeiro momento, detalhes sobre a moderação do chat de voz não foram divulgados pela Sony, o que gerou mais confusão entre jogadores.
A explicação veio ainda na tarde de ontem, através de uma atualização feita no post de anúncio do update 8.0 dentro do blog do PlayStation – e que, de acordo com a Sony, será um recurso para gravação e moderação de conteúdo uma vez que o PlayStation 5 for lançado.
"A gravação de chat de voz para moderação é uma característica que estará disponível para PS5 quando ele for lançado, e permitirá que os usuários gravem seus chats de voz no PS5 e os entreguem para revisão de moderação", escreveu a Sony Interactive Entertainment (SIE).
"A notificação que estão vendo no PS4 agora é para informar que, quando você participar de um chat com um usuário PS5 (após o lançamento), eles podem entregar estas gravações de seu console PS5 para a SIE", continuou.
Na prática, o recurso poderá ser utilizado para a moderação de conteúdo pela Sony caso algum jogador envie a gravação de áudio para a empresa. Como indicado no texto, isso poderá acontecer mesmo se um jogador de PlayStation 4 estiver dentro de um grupo de chat com um jogador do PlayStation 5.
O recurso de moderação também não depende do consentimento expresso do usuário para a gravação – já que a autorização é dada pelo usuário no momento em que aceita usar chat de voz. Não é claro, no entanto, se a função será exclusivamente reativa – ou seja, analisada pela Sony apenas mediante o pedido de um jogador –, ou se haverá algum tipo de moderação ativa de chat de voz.
O recurso de moderação de grupos de voz não é a única nova opção de segurança implementada pela Sony com a atualização 8.0: segundo a Sony, o sistema de verificação em duas etapas (2SV) do PlayStation 4 também recebeu melhorias.
A partir de agora, O PlayStation 4 aceitará aplicativos de autenticação de terceiros como opção durante o processo de ativação, além de conexão 2SV por PS4, dispositivo móvel ou Internet.