A pré-venda de Horizon Forbidden West começou, mas fãs do mundo inteiro repararam em algo um tanto inesperado: apesar das promessas, não há upgrade gratuito de PS4 para PS5. Na verdade, até existe uma forma disso acontecer, mas era esperado que todas as edições do game contassem com essa opção.

Em setembro de 2020, o Collider publicou uma matéria em que constava a seguinte frase de representantes da Sony: "Enquanto estes três jogos foram criados para tomar vantagem do PS5 e suas funções únicas de nova geração como o SSD com velocidade ultra rápida e o controle DualSense, donos do PS4 também serão capazes de aproveitar experiências quando forem lançados. As edições digitais do PS4 dos jogos incluem uma atualização gratuita em ambos os consoles de PS5, enquanto a versão em disco destes games inclui uma atualização gratuita no PS5 com drive de disco com Ultra HD."

Capa de Horizon Forbidden West.

Caso você esteja se perguntando, não houve erro de tradução. No texto original, consta: "The PS4 digital versions of launch games include a free upgrade on both PS5 consoles", no plural mesmo. Então, todas as edições digitais, originalmente, foram pensadas para que existisse upgrade gratuito entre plataformas, mas isso acabou não acontecendo.

Para garantir o direito de jogar Horizon Forbidden West tanto no PS5 quanto no PS4, jogadores precisarão comprar a mais cara das edições do jogo: a Edição de Luxo Digital, que custa R$399,50. Essa versão vem também com a trilha sonora, um livro de ilustrações e acesso a uma história em quadrinhos digital, além de muitos outros bônus dentro do jogo.

Mesmo que o valor impressione, ainda estamos falando de um jogo mais barato do que a edição mais cara de FIFA 22, por exemplo, que custa R$498,90 (quase metade do salário mínimo).