Nesta quinta, 27 de maio, um novo State of Play mostrou pela primeira vez a jogabilidade de Horizon Forbidden West, um dos principais lançamentos de PlayStation para 2021.

Durante o vídeo, de quase 20 minutos, pudemos ver um pouco mais da nova aventura da heroína Aloy após os eventos de Horizon Zero Dawn, que a levará para a inóspita região Oeste dos EUA para salvar a vida orgânica de uma misteriosa praga.

E, é claro, o trecho nos revelou um pouco mais do que jogadores deverão enfrentar neste novo jogo, de novas e diferentes máquinas que habitam o território, uma nova e perigosa facção de inimigos - e o que Aloy tem a seu dispor para enfrentá-los.

Confira 11 coisas que aprendemos com o novo gameplay de Horizon Forbidden West:

São Francisco

O trecho mostrado no novo vídeo se passa nas ruínas da cidade de São Francisco, com Aloy enfrentando humanos e máquinas entre os escombros de prédios e veículos, e com o que sobrou da famosa Ponte Golden Gate.

Pelo visto, esta será apenas uma de várias possíveis locações famosas que veremos durante o novo jogo.

Novos robôs

O gameplay também mostrou mais dos animais-máquinas inéditas da sequência, incluindo principalmente os Garravelozes, que lembram dinossauros como o Deinonicos (que no mundo real tem mais em comum com o Velociraptor de Jurassic Park) e os Tremodontes, que não só parecem mamutes como servem de bases móveis para inimigos.

Outros robôs mostrados brevemente no vídeo são o voador Heliodos e o anfíbio Cavador, ao lado dos já conhecidos Bocarras.

Bomba de fumaça!

A primeira nova arma do arsenal utilizada por Aloy no novo vídeo de gameplay é uma bomba de fumaça, que serviu para atordoar um Garraveloz por tempo o suficiente para nossa heroína fugir da ameaça.

Amarelo em Foco

Se você achava que os elementos em amarelo no mundo de Horizon - que indicavam por onde escalar - afetavam a sua imersão, a Guerrilla parece ter remediado isso ao transformar ao menos parte deles em um elemento do Foco de Aloy, tornando-se visíveis ao ativar seu scanner.

Isso não quer dizer, porém, que os elementos do mundo em amarelo tenham desaparecido, sendo visíveis em certos momentos do vídeo, como no...

Mundo subaquático

Demonstrando o que já tínhamos visto no trailer de anúncio de Horizon Forbidden West, neste jogo poderemos explorar o mundo abaixo da linha da água, com Aloy podendo equipar um respirador especial.

Logicamente, as áreas subaquáticas parecem ter seus próprios problemas e riscos, incluindo Bocarras nadando livremente debaixo d'água, e não devem ser particularmente fáceis de se enfrentar neste ambiente.

Tenakht

Os principais inimigos enfrentados por Aloy no gameplay são uma facção rebelde tribo conhecida como Tenakth, que tem como principal diferencial a habilidade de controlar e utilizar os robôs para seus próprios propósitos, similar ao que a protagonista já era capaz de fazer no primeiro jogo.

Poucos membros dos Tenakth já haviam aparecido em Horizon Zero Dawn, mas é aqui que podemos vê-los em ação, usando de Garravelozes e Tremodontes para atacar Aloy e capturar um de seus companheiros, Ereden.

Surtos de Coragem

Em combate contra os Tenakth, Aloy utiliza uma habilidade especial para afastar seu oponente e deixá-lo vulnerável a uma flechada.

De acordo com o diretor narrativo Ben McCaw, isto é um chamado Surto de Coragem, habilidades especiais que permitem ao jogador dar diferentes golpes especiais para Aloy.

Lança arremessável

Além de sua lança normal, utilizada em combates à curta distância, Aloy também conta com lanças arremessáveis, que utiliza em todo o seu esplendor na batalha contra o Tremodonte, explodindo a base com inimigos em suas costas.

Planador

Horizon Zero Dawn saiu poucos dias antes de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, e parece ter aprendido ao menos uma coisa com seu vizinho de lançamento: planadores são extremamente úteis, seja para atravessar um território, ou para pegar um inimigo desprevenido

Granadas adesivas

O estilingue está de volta em Forbidden West, e agora conta com novos tipos de munição, como a granada adesiva arremessada contra o Tremodonte, limitando seus movimentos por um curto período de tempo.

Jornada para o Oeste

Ao fim da demonstração, vemos Aloy e Erend definirem os próximos passos de sua jornada pelo Oeste Proibido, para encontrar algo que possa salvar a vida no planeta da estranha praga de vinhas vermelhas que se espalha pelo mundo.

Sendo assim, é muito provável que a narrativa nos leve para lugares ainda mais distantes e diferentes do que apenas São Francisco - vale lembrar até do deserto que Aloy atravessa em certo momento do trailer de anúncio.

Horizon Forbidden West sai ainda em 2021 para PS4 e PS5.