Por mais belo que fosse quando chegou ao mercado, ou mesmo hoje em dia, Grand Theft Auto V se tornou inacreditável em um vídeo divulgado por pesquisadores da Intel Labs. Se tivermos sorte, quem sabe GTA 6 não seguirá por um caminho semelhante?

Conforme publicado pelo Gizmodo, a tecnologia responsável pelo visual fotorrealista é, basicamente, aprendizagem automática. Por meio dessa técnica, que foi aperfeiçoada pelo grupo para cumprir funções específicas, se torna possível otimizar drasticamente a iluminação, além de outros aspectos da cena (profundidade de objetos, por exemplo).

Para essa pesquisa, o time responsável treinou a inteligência artificial com imagens do banco de dados Cityscapes Dataset, que inclui muitas fotos de um centro urbano da Alemanha. Após identificar padrões nessas imagens, o software passa a ser capaz de aproximar as imagens geradas pelo motor gráfico de GTA 5 da realidade tanto quanto possível.

Por enquanto, não é possível seguir criar um produtor interativo usando essa tecnologia — ou seja, algo que um usuário possa movimentar livremente em tempo real. A princípio, essa tecnologia serve apenas para conteúdo que é consumido de forma passiva, como filmes e séries, por exemplo.

Caso as pesquisas avancem o bastante para que seja possível criar conteúdo interativo usando essas imagens, o mundo verá um salto gigante no realismo dos jogos, que parecem estar sempre buscando evoluir nesse aspecto. Até lá, só resta esperar e assistir ao vídeo acima.

Para mais sobre GTA 5, confira o review do The Enemy, em que o avaliamos como "o cerne da série evoluído a partir de seu estado mais puro, uma amostra da convergência entre narrativa e interatividade, descompromisso e profundidade - o game perfeito para encerrar a geração mais lucrativa da indústria."