God of War Ragnarök está, facilmente, entre os melhores jogos de 2022, mas os produtores do estúdio Santa Monica estavam tão atarefados que não perceberam que os personagens do game simplesmente não calavam a boca.

Essa foi uma das maiores reclamações que o jogo recebeu por parte dos fãs, principalmente, quando esses diálogos estão envolvidos em uma resolução de um puzzle. Isso só foi percebido pela equipe de desenvolvimento do game depois que o jogo chegou às lojas. É o que disse Matt Sophos, diretor de narrativa de God of War Ragnarök, em entrevista ao podcast MinnMax, publicado na última terça-feira (14).

“Dentro do desenvolvimento de jogos, você tenta colocar tudo e depois fazer ajustes, e, no final do projeto, os contratados começam a sair e aí não conseguimos ajustar o jogo bem o suficiente. E isso não foi exposto para nós até que o jogo fosse lançado. Mesmo durante os testes de qualidade, nunca recebemos comentários sobre os personagens falando demais”, contou Sophos.

O diretor disse ainda: "Acho que, de alguma forma, o tempo para ativar a primeira dica é muito agressivo e deveria existir um temporizador maior antes que um diálogo surgisse."

Sophos afirmou que, infelizmente, não existe nada planejado para uma atualização que deixe os personagens mais quietos. “Eu adoraria que isso fosse possível, mas não vou escrever cheques que nosso bom amigo John Burke [diretor técnico de God of War Ragnarök] teria que pagar porque isso é programação que não sei o quão difícil seria de ser feita”, brinca.

O diretor narrativo fala sobre como as tarefas se acumulam no final de desenvolvimento de um jogo desse porte: “Quando você está fazendo um jogo, tudo parece estar pegando fogo, seja um pequeno projeto independente ou um grande projeto AAA — tudo é um desastre até que não seja mais. Estávamos apenas tentando fazer tudo funcionar e, quando tivemos a versão final, aconteceu o que aconteceu, e agora estamos tipo: 'Droga, deixamos passar algo.'"

Richard Gaubert, roteirista do game, que também estava no podcast, se compadeceu do colega e disse: “Você está tão ocupado [durante o desenvolvimento], e eu não joguei o jogo inteiro até que ele fosse lançado. Eu estava jogando a cópia de varejo e pensando: 'Oh, droga, eles realmente estão dando dicas com muita frequência.' Porque, você sabe, eu não tinha jogado antes… era coisa demais, trabalho demais…”

O podcast também fala sobre outras curiosidades, como o impacto de Cory Barlog no desenvolvimento do game: “Era muito pessoal para ele, assim como se tornou muito pessoal para nós”, disse Gaubert, além de falar que Kratos morreria nos primeiros rascunhos do roteiro.

Leia mais

God of War Ragnarök está disponível para PS4 e PS5. Veja o Dualsense temático do jogo, detalhes sobre a edição de colecionador e também nosso review completo.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

extras/capas/god-of-war-ragnarok-cover.jpg
God of War Ragnarök
Ver review
  • Lançamento

    09.11.2022

  • Publicadora

    Sony Computer Entertainment

  • Desenvolvedora

    Santa Monica Studio

  • Gênero

    Ação/Aventura

  • Testado em

    PlayStation 5