A ESA, órgão que representa empresas de games nos Estados Unidos e também é responsável pela E3, anunciou que a indústria de games gerou receita de US$ 35,4 bilhões em 2019. O número inclui compras de software e de itens in-game, assim como a quantidade de dados de internet consumidos nos Estados Unidos; vendas de console, entretanto, não são cons.

De acordo com o órgão, as vendas de jogos digitais e DLCs para consoles tiveram aumento em relação ao último ano, assim como no mobile e em pagamentos de assinaturas. Por outro lado, conteúdos físicos e para PC tiveram declínio. No total, a receita representou um crescimento de 2% em relação a 2018.

"Conforme novas plataformas e tecnologias continuam a alcançar mais jogadores pelo país, nós esperamos que 2020 seja outro ano excitante de conteúdo engajador e inovação, ao passo que os games estabelecem seu lugar como a maior forma de entretenimento nos Estados Unidos", declarou Stanley Pierre-Louis, presidente da ESA.

De fato, 2020 ainda trará várias novidades para a indústria gamer: uma nova geração e a crescente tendência de serviços estão no horizonte, e devem ser responsáveis por aumentar ainda mais essas cifras.