Fortnite parou o mundo recentemente por ter todo o seu mapa sugado por um buraco negro. A animação do evento cósmico permaneceu no game durante dias, até que um novo mapa e o Capítulo 2 do Battle Royale foram oficialmente anunciados.

Durante esse longo período de espera, entretanto, um elemento curioso chamou bastante atenção: ao inserir o Konami Code na tela com o buraco negro, um mini game é iniciado.

O código (cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A) surgiu em Gradius, game de 1986 para NES e ganhou notoriedade em Contra, ambos da Konami. Desde então, ele se expandiu para uma série de outras franquias, dentro e fora da Konami, aparecendo até mesmo em outros tipos de mídia.

O The Enemy separou alguns dos casos mais legais em que o Konami Code foi mencionado. Confira:

Outros títulos da Konami

A famosa sequência não se chama Konami Code à toa: são dezenas de vezes em que ele apareceu nos títulos da empresa japonesa. Desde os clássicos cult Metal Gear Solid 2, 3 e 4, passando por Dance Dance Revolution, Castlevania e até mesmo os games das Tartarugas Ninja.

Nem sempre ele funciona como um código de trapaças, podendo liberar apenas easter eggs ou interações inusitadas com os personagens. Em games como Metal Gear Solid 2, por outro lado, ele serve para localizar com facilidade um dos chefões.

Overwatch

Por mais que não tenha uma referência in-game ao código, é possível inserir o Konami Code no site oficial de Overwatch. Depois de apertar o último botão, você escutará a voz de D.Va recitando a sequência de teclas, enquanto uma chuva de Mechas cai pela tela.

Assistentes digitais

Nem mesmo os assistentes virtuais escaparam do código: Alexa, a assistente da Amazon, tenta ativar o “Modo Super Alexa” quando um usuário recita a sequência. O Google Assistant, por outro lado, responde dizendo “Modo de trapaça habilitado”.

Músicas

Não são poucas bandas e artistas musicais que fizeram referência ao Konami Code em suas letras. A mais relevante é, provavelmente, uma faixa do Deftones, intitulada "U,U,D,D,L,R,L,R,A,B,Select,Start" , uma sequência quase idêntica ao código original.

Há ainda referências em músicas das bandas Falling in Reverse, Johnny Socko, The Moldy Peaches, The Ataris, The Motion Sick e do artista Technicolor.

Filmes e séries

Se o código fosse ser mencionado em um filme, claro que teria de ser em um filme sobre games. Em Detona Ralph, o Rei Doce usa a sequência de botões em um controle gigante do NES para acessar uma passagem secreta.

Em Archer, animação lançada em 2009, o Konami Code aparece em linguagem hexadecimal no episódio Fillbuster da quinta temporada.

Banco do Canadá

Celebrando o lançamento de uma nova nota de dez dólares canadenses, o Banco do Canadá publicou um site com todas as novidades inclusas na cédula. Ao inserir o famoso código, várias notas aparecem, enquanto o hino nacional canadense

League of Legends

Considerando que existem quase 150 campeões em League of Legends, cada um com várias skins disponíveis, a “homenagem” do game ao Konami Code é bem discreta. Ele aparece apenas na animação de Recall da skin Final Boss de Veigar; ao retornar para sua base, o Campeão digita o código em sua luva.

Rocket League

Nem todos sabem, mas Rocket League já teve um antecessor de menor sucesso: Supersonic Acrobatic Rocket-Powered Battle-Cars. Ao usar o Konami Code na tela inicial de Rocket League, o menu do game é substituído pela interface do jogo antigo.

BuzzFeed

Por mais que não tenha nenhuma relação direta com os games, o site do BuzzFeed também responde ao Konami Code, mostrando várias bolinhas na tela quando a sequência é feita.

Borderlands 2

Mantendo o espírito “piadista” de Borderlands 2, o game adiciona a opção “Extra Wubs” ao menu de opções quando o código é inserido. Incrivelmente, ela não muda em absolutamente nada o seu gameplay.