Volta Football, o modo de FIFA que serve como sucessor espiritual de FIFA Street, será um pouco diferente no próximo jogo de futebol da Electronic Arts. Buscando o futebol arte, dribles e passes bonitos terão um impacto maior nas partidas em si, como era no começo da série de futebol de rua.

"Nós queríamos que Volta Football passasse uma sensação diferente e fosse diferente de se jogar em comparação com os outros modos de FIFA. Em FIFA 22, priorizamos jogar com habilidade e recompensar os jogadores por usar dribles, passes estilosos e passes de tabela na parede", disse Richard Walz, Senior Game Designer de Volta Football, em comunicado enviado à imprensa.

Uma das maneiras de valorizar aquele tradicional conceito do "joga bonito" (quem lembra?), foi a criação de uma barra de habilidade que será preenchida conforme dribles e passes especiais forem executados. Preenchendo essa barra, o próximo gol do time pode valer mais do que um ponto apenas.

Dividida em três partes, essa barra especial terá os seguintes amplificadores: com a primeira barra preenchida, o gol vale duas vezes mais. Com a segunda barra preenchida, o gol vale três vezes mais. Com todas as barras preenchidas, o gol vale quatro vezes mais. No comunicado da EA, consta que os valores ainda podem mudar antes do lançamento do game, mas o conceito é esse.

Personagens criados pelo jogador poderão usar também as chamadas Signature Abilities, que são habilidades especiais disponíveis durante as partidas. Assim como a barra de habilidade, a barra de especial do jogador estará disponível na tela durante a partida e será necessário cumprir alguns requisitos para poder ativar uma das três vantagens disponíveis: Power Strike (aumenta a força do chute a ponto de derrubar adversários atingidos), Pure Pace (aumenta a velocidade absurdamente) e Aggressive Tackle (empurrar e dar carrinho com muita força sem que seja falta). Todas as habilidades terão um intervalo antes que possam ser usadas novamente.

A EA promete que, em FIFA 22, os dribles usados pelos jogadores não serão tão facilmente impedidos ou prejudicados por defensores e paredes. Resta saber como isso vai funcionar na prática, mas é algo agradável para quem se sentia frustrado em determinadas situações. Inclusive, houve uma melhora no sistema de drible automático, que não exige a execução dos comandos exatos para que você humilhe a defesa adversária.

Não bastassem as partidas normais de Volta Football, o modo ainda contará com uma opção chamada Volta Arcade. Funciona assim: qualquer jogador acompanhado de outras três pessoas entra em uma sequência de desafios no maior estilo party games.

Esses quatro jogadores formarão duplas aleatórias ao longo de uma série de minigames, que incluem queimada, uma espécie de tênis misturado com futebol, carregar a bola em uma plataforma que cai quando você passa por ela e mais.

FIFA 22 será lançado em primeiro de outubro para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC.