A FIFA e a Electronic Arts anunciaram nesta quarta-feira (29) seu novo programa competitivo para o EA Sports FIFA 22.

De acordo com o anúncio, o novo programa permitirá a jogadores de mais de 70 países competir no FIFA, tornando-os um dos maiores ecossistemas dos jogos competitivos do mundo.

O programa de esports eletrônicos do FIFA 22 contará com torneios de 1x1 e 2x2 com eventos regionais e globais ao longo da temporada, além de outras novidades.

Além disso, ele contará com três eventos principais acontecendo ao longo da temporada. Eles são o FIFAe Club Series 2022, FIFAe Nations Series 2022 e o FIFA 22 Global Series, que está a caminho da Copa do Mundo FIFAe 2022.

As qualificações do FIFA 22 Global Series começarão em 27 de novembro, com o formato 1x1 como torneios online em 10 regiões globais. Além disso, mais de 30 ligas regionais oferecerão torneios onde os jogadores podem ganhar pontos.

Os parceiros oficiais da Liga de FIFA incluirão Premier League, Bundesliga, La Liga, Ligue 1, MLS, CONMEBOL Libertadores e o UEFA Champions League.

Esse ano, o FIFAe Club Series contará com um torneio 2x2 começando com a fase de qualificatória em novembro. O torneio incluirá o novo time FUT do ano e as copas da temporada rumo à Copa do Mundo de FIFA 2022. Os jogadores podem começar a se inscrever a partir do dia 5 de outubro, no FIFA GG.

O FIFAe Nation Series continuará com seu formato 2x2 e todas as nações jogarão as eliminatórias online no decorrer da temporada. Além desses eventos, haverá eventos cruzados entre estrelas do futebol, jogadores profissionais da FIFA e representantes da EA.

A esperança é que esses eventos ajudem a aumentar o número de visualizações e doações de caridade. Em 21 de outubro, a EA também apresentará um desafio FIFA 22 com embaixadores que representam a Adidas e a EA Sports. Os fãs do FIFA Ultimate Team também podem esperar por uma surpresa especial em outubro.

O futebol não existiria sem o poder do trabalho em equipe. Nosso objetivo é aproveitar esse poder e usar o entretenimento de esports para conectar os fãs de futebol ao redor do mundo ao jogo que eles amam. O competitivo de FIFA baseado em equipes será um catalisador de crescimento para o futuro fandom do futebol”, disse Sam Turkbas, Comissário de Jogos Competitivos da FIFA.

No comunicado, a EA diz que o FIFA está pronto para fazer algumas mudanças - um ano depois que todos os consoles de nova geração foram lançados e, com isso, anunciou que todas as competições online e offline administradas pela EA serão feitas exclusivamente no Playstation 5.

Com a escala dos eventos que aspiramos realizar, uma única plataforma unificada para jogar com o suporte do proprietário da plataforma é essencial para o sucesso. A PlayStation foi escolhida como nossa parceira para isso com base em seu histórico suporte aos esportes esportivos da FIFA e para manter a familiaridade com nossa base de jogadores global FUT Champions Verified, a grande maioria dos quais em consoles PlayStation”, mencionaram.