Em evento fechado para a imprensa, a EA revelou todas as grandes novidades que FIFA 21 trará no modo Ultimate Team. O modo cooperativo, que já havia sido citado no primeiro trailer, teve suas nuances explicadas, enquanto outras áreas desse modo de jogo também foram detalhadas.

O Co-op permitirá que dois amigos joguem em três modos diferentes de jogo: Squad Battles, Division Rivals e amistosos. Será possível escolher entre os elencos de cada um para utilizar na partida, e o progresso do cooperativo não influenciará na campanha individual dos jogadores.

Além disso, para facilitar o entrosamento, os companheiros poderão ver os inputs sendo executados um pelo outro. Dessa maneira, será bem mais tranquilo se posicionar para receber um passe, e de fato entender o que o seu amigo está planejando dentro de campo.

Outra grande novidade está nos eventos de comunidade. De maneira similar ao que já foi feito em alguns outros jogos, o Ultimate Team permitirá que jogadores escolham “facções” para defender temporariamente, e cumprir alguns objetivos dará pontos para esse grande grupo de jogadores como um todo.

Por exemplo, em uma semana de clássico entre Barcelona e Real Madrid, os jogadores poderão escolher qual time eles gostariam de “representar”; a facção que cumprir mais objetivos em nome de seu time será recompensada com prêmios e brindes para serem utilizados no Ultimate Team.

Os eventos também estarão nos amistosos, que trarão regras diferenciadas em partidas que poderão ser jogadas durante tempo limitado.

No centro competitivo do Ultimate Team, a Weekend League, a grande mudança estará no ranqueamento; até FIFA 20, o sistema utilizava um Top 100 para categorizar os melhores jogadores de cada servidor. Agora, esse número será estendido para um Top 200, dando mais chances para os players receberem boas recompensas.

Além disso, os jogadores terão o limite de 40 partidas para serem ranqueados no Division Rivals. Um número ilimitado de jogos podem ser disputados para fins de recompensa, mas apenas as 40 iniciais serão contabilizadas para o ranqueamento do jogador.

Também haverá grandes possibilidades na customização do Ultimate Team: será possível personalizar seu estádio como um todo, evoluindo suas simples arquibancadas para uma arena de padrão FIFA. Os jogadores também terão ainda mais variação nos mosaicos feitos pelos torcedores, e poderão até mesmo escolher as cores das linhas de demarcação no gramado.

Por fim, a apresentação do Ultimate Team foi encerrada com alguns dos novos Icons que os jogadores terão à sua disposição: além dos já revelados Petr Čech e Éric Cantona, Samuel Eto’o, Xavi Hernández, Philipp Lahm, Ashley Cole, Fernando Torres, Ferenc Puskás, Davor Suker, Nemanja Vidic e Bastian Schweinsteiger serão adicionados ao rol de atletas icônicos.

Com progressão que pode ser transferida da geração atual para a próxima geração de consoles, o Ultimate Team chega junto com FIFA 21, no dia 9 de outubro, para PlayStation 4, Xbox One e PC. Posteriormente, o game também sairá para PS5 e Xbox Series X.