Shawn Layden, antigo presidente da Sony Interactive Entertainment, afirmou que gostaria de ver mais jogos de alto investimento que durassem entre 12 e 15 horas. Em entrevista à Venture Beat, o executivo fala mais sobre a tendência da indústria em produzir jogos cada vez maiores, e questiona a sustentabilidade desse formato.

"Eu terminaria mais jogos, antes de tudo. Assim como uma obra bem editada de literatura ou um filme - eu estou olhando para a disciplina e o contentamento em volta disso. Isso poderia nos trazer conteúdos mais instigantes e bem amarrados. Seria algo que eu gostaria de ver um retorno", ele afirma.

"O custo de se criar games aumentou", ele prossegue. "Alguns estúdios mostram que o custo sobe duas vezes a cada avanço em geração de consoles. O problema com esse modelo é de que ele não é sustentável". Como possível resposta a gastar "5 anos fazendo um jogo de 80 horas", ele sugere "Que tal três anos e um jogo de 15 horas?".

O comentário vem ainda em meio a uma indústria que se mostra cada vez mais indefesa contra acusações de crunch: desenvolvedoras como Naughty Dog, Rockstar e BioWare já foram acusadas de levar seus funcionários ao limite para criar jogos dentro do prazo. A Naughty Dog, inclusive, acabou de lançar The Last of Us: Parte II, que é algumas horas mais longas do que seu antecessor.

Layden deixou a Sony em 2019, depois de quase 32 anos, e ainda não anunciou os próximos passos em sua carreira.