O remake de MediEvil chega muito em breve para PlayStation 4: o game chega em 25 de outubro, 21 anos após o lançamento do título original e promete uma experiência muito fiel para quem experimentou o clássico lançado no primeiro PlayStation.

Durante a Brasil Game Show 2019, conversamos com Nick Accordino, produtor na Sony World Wide Studios, que falou sobre o novo MediEvil. No bate-papo, falamos sobre a fidelização, novos elementos adicionados e mais. Confere só:

The Enemy: Ao jogar MediEvil em um evento recente (Game XP), notei que o game é extrememente semelhante ao original. Foi uma decisão dos desenvolvedores fazê-lo dessa forma desde o princípio? E por que?

Nick Accordino: Bem, nós ouvimos dos fãs por bastante tempo que, se o jogo fosse ser refeito, teria que ser baseado no original de PS1 - um título que é muito nostálgico para muitas pessoas e que está no coração de diversos fãs do PlayStation. Sabendo disso, resolvemos criar o remake de PS4 da forma mais fiel possível ao jogo de PS1 - mantendo o charme, a assustadoramente incrível atmosfera, o humor e, talvez o aspecto mais importante, o gameplay - ao mesmo tempo em que atualizamos todo o visual e demos uma modernizada nessa característica. A jogabilidade de MediEvil, as fases, personagens e tudo mais são bastante únicos, então quisemos preservar o máximo possível disso. Tudo faz parte de uma experiência inesquecível e nós quisemos trazer isso de volta para os jogadores que adoraram a versão de PS1, e também para os novatos que não jogaram o título lançado em 1998.

The Enemy: Entendi. E você pode nos dizer se houveram ideias descartadas no game original que os desenvolvedores tiveram a chance de adicionar no remake? Ou se os devs consideraram a ideia de fazer uma histórias “E se…” ao invés de um completo remake? 

Nick: Nós definitivamente consideramos tudo! Mas o objetivo principal era refazer o game fiel ao original. Nós adicionamos algumas coisas novas, tais como uma câmera improvisada (no jogo original era preciso apertar os triggers para movimentar a câmera ao invés do analógico direito); e uma trilha sonora orquestrada com novas faixas feitas pelos compositores originais, Bob & Barn; uma nova linha de missões chamada “Lost Souls”; um narrador que dubla todas as aberturas do Book of Gallowmere; dentre outras coisas!

The Enemy: E existe alguma chance de vermos uma continuação ou um DLC chegando em breve?

Nick: Não posso comentar sobre DLC ou possíveis continuações por enquanto. Todas as nossas energias estão focadas em entregar um remake da melhor forma possível. Porém, nós amamos a animação de todos [pelo game], então certamente estaremos abertos para novas oportunidades com o Sir Dan se possível.

The Enemy: Como os compositores originais reagiram quando foram chamados para trabalhar no remake?

Nick: Oh, eles adoraram! Foi um imenso prazer trabalhar com eles, acredito que você vai ficar maravilhada quando ouvir como a trilha sonora ficou. Fizemos entrevistas fantásticas com eles em nosso álbum de MediEvil, que está incluso na versão Digital Deluxe como bônus.

Se tiver oportunidade, escute o jogo em um áudio 3D ou em um sistema surround, você vai ficar impressionada com o som. A maioria das faixas foi mixada dinamicamente, então a ação realmente fica agitada, o ritmo aumenta; quando as coisas ficam mais tranquilas [a música] fica mais lenta e calma… é fantástico.

The Enemy: Que legal! Sobre o gameplay, foi muito difícil equilibrar o design para que os fãs sentissem familiaridade, ao passo que os novos jogadores consigam sentir o quão acessível e fácil ele é de dominar?

Nick: Ótima pergunta! Acredito que nos apoiamos mais no aspecto “desafiador” e mantivemos as coisas como elas eram no jogo de PS1 por alguns motivos. Primariamente, tentamos ser fiéis ao título original, mas em segundo lugar, sentimos que muitos jogadores, novos e velhos, realmente abraçaram jogos mais desafiadores recentemente (posso te contar algumas histórias sobre meu sobrinho jogando os games da série Souls). Então mantivemos [MediEvil] relativamente desafiador, mas notamos que quando as pessoas passam de um chefe pela primeira vez, sempre há uma celebração do tipo “Isso aí, consegui!” onde elas pulam das cadeiras e comemoram. Então ficamos felizes com a maneira como ficou.

De certa forma, o desafio era uma parte essencial de muitos títulos de PlayStation 1 e o MediEvil não é uma exceção, então achamos que era importante manter isso intacto.

The Enemy: Acredito que você jogou o título original, certo? Se sim, como você e os desenvolvedores se sentiram quando colocaram as mãos pela primeira vez no remake?

Nick: Oh, mas é claro! Tivemos que jogar o jogo original de novo e de novo e de novo para fazer o de PS4.

Para falar a verdade, nós pegamos toda a geometria dos estágios do jogo de PS1, importamos para [a engine] Unreal e construímos todo o resto em cima disso para criar as fases de PS4, então nós optamos por essa autenticidade. 

Somos suspeitos pra falar, mas acreditamos que fizemos um ótimo trabalho em manter a fidelidade do título de PS1. Ainda é desafiador, mas está lindo e divertido e parece excelente, então será divertido de jogar.