Em entrevista com o site USGamer, o criador de Dragon Quest, Yuji Horii, explicou porque o mais novo game da série, Dragon Quest XI, não foi pensado com um modelo de microtransações ou DLCs pós-lançamento.

“Dragon Quest Xi é um jogo muito grande que tomou muito dinheiro para ser desenvolvido, então pensamos em várias formas diferentes de ganhar dinheiro com ele”, explicou. “Mas, no fim das contas, há aquela ideia de ‘retorno às origens da série’. Pensamos que, no atual panorama com todos estes jogos tendo microtransações, nós realmente queríamos voltar àquela sensação de você comprou o jogo, e acabou.”

Não que Horii seja particularmente hostil às tendências modernas dos games, tendo declarado seu amor por The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Monster Hunter World na entrevista, e se mostrando feliz pelos avanços tecnológicos da indústria nas últimas décadas.

“A evolução do hardware é simplesmente incrível. O fato de que chegamos a um ponto em que podemos fazer jogos de mundo aberto é incrível. Quando estava trabalhando em Dragon Quest I nós originalmente tínhamos uma área pequena e limitada para o mundo inteiro, um lugar pequeno para explorar.”

“Mas agora eu só trabalho com as imagens na minha cabeça. Minha visão pode ir direto para a tela, e isto é incrível.”

Já disponível no Japão, Dragon Quest XI sai em 9 de setembro para PC e PlayStation 4. A Square Enix também trabalha em uma versão de Nintendo Switch do jogo, que deverá ser lançada em 2019.