Em um painel da GDC, o diretor de God of War Cory Barlog falou sobre as influências de The Last of Us em seu game. Ele explica que o título da Naughty Dog surpreendeu a ter uma narrativa muito mais focada em personagens, algo que abriu seus olhos na época em que ele jogou.

Ele não coloca The Last of Us como uma das grandes influências, descrevendo seu impacto apenas como "um pouco", mas não deixa de citar a importância de games com esse estilo de narrativa: "Antes desse jogo, muitos outros vinham contando assuntos intensos e sombrios. Então, não é como se eles fossem os primeiros a fazerem isso".

"Eles foram os primeiros a terem uma grande audiência, a mostrar para mim, e para todo o resto da indústria, que as pessoas queriam esse tipo de conteúdo. Que as pessoas realmente estavam interessadas em algo que os desafiava emocionalmente. E eu pensei 'OK, essa é uma oportunidade'", ele completou.

God of War acabou se tornando um sucesso absoluto, acumulando inúmeros prêmios por sua intensa história de pai e filho - incluindo o título de Jogo do Ano no The Game Awards.

The Last of Us: Part II, por outro lado, ainda não tem muitos detalhes - recentemente, um tweet de seu diretor indicou que o rapper Logic pode fazer parte de seu elenco.